Físico-Química(Vunesp) Identificação com sais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jan 2021 10 15:40

(Vunesp) Identificação com sais

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? :D Sup? Poderiam me ajudar com essa questão aqui, por favor? Estudei sais e ácidos até agora, mas parece que eu deveria saber o que reage com o quê. Como eu saberia? Achei estranho dado o fato que o Poliedro, Química 2, ainda não me mostrou isso, mas mesmo assim me mandou esse exercício.

Vunesp — Três frascos sem rótulo contêm, separadamente, soluções aquosas de carbonatos de potássio, cloreto de potássio e sulfato de potássio.
a) Indique como se pode distinguir o conteúdo de cada frasco através de reações com soluções de ácido nítrico e cloreto de bário.
b) Justifique escrevendo as equações químicas balanceadas das reações envolvidas.

Gabarito:
775.png
775.png (130.26 KiB) Exibido 1430 vezes



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jan 2021 10 16:01

Re: (Vunesp) Identificação com sais

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá anastacialina,

Bom, sua dúvida é relacionada a matéria em si. Realmente, quando costumamos ver ácidos e sais, não vemos REAÇÕES INORGÂNICAS referentes a eles. Esse tópico é trabalhado separadamente, ou seja, você ainda vai aprender essa matéria. Se for esse o caso, também acho meio injusto eles te darem um exercício assim, a menos que eles queiram que você dê uma adiantada na matéria. Mas enfim...

Sim, você deveria saber as reações que acontecem. Você deve saber que, em meio ácido, carbonatos reagem produzindo CO2 e ocorrendo efervescência (assim como bicarbonatos) e também que o íon bário precipita na forma de carbonato e sulfato. Existem tabelas de solubilidade que indicam sais solúveis e pouco solúveis, mas os mais comuns são envolvendo bário, cálcio, magnésio, prata e íons sulfeto. Em suma, aqui temos uma questão que aborda reações desprendendo gases e formando precipitados, o que são os casos mais comuns nos vestibulares.




Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jan 2021 10 16:34

Re: (Vunesp) Identificação com sais

Mensagem não lida por anastacialina »

Ósmio, já deu um super clareada. Bem, estranho que eles "queiram" que eu dê uma adiantada na matéria... afinal estudo sozinha, mas com o material deles. LOL. ♥♥♥



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”