Físico-QuímicaDuvida umidade e plasticos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Dez 2020 28 19:58

Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por cloudff7 »

sacola plastica aquelas brancas de supermercados sao feitas de qual tipo de plastico? o plastico delas retem (segura a umidade) umidade do ar e deixa tudo q esta dentro delas ou ao redor em contato com elas umido?

eu armazeno discos de DVD dentro daquelas caixas pretas de filmes e essas caixas eu armazeno dentro de uma caixa grande de papelao mas sei que é bom conservar os discos na posição vertical dentro da caixa de papelao entao para fazer isso e as caixas de DVD nao ficarem soltas dentro da caixa de papelao eu necessito fazer um volume dentro da caixa de papelao entao coloquei varias sacolas plasticas brancas de mercados amassadas e dobradas dentro da caixa de papelao para segurar as caixas de DVD na posição vertical, só q alguem me disse que sacola plastica retem umidade entao dentro da caixa de papelao vai ficar umido por ausa das sacolas e se elas encostam na caixa do DVD ela tbm ficara umida e deixando o disco internamente umido prejudicando sua conservacao?




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2020 28 20:10

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Oi
Essa é uma pergunta muito específica, apenas um fabricante de sacolas poderia te responder com certeza
Mas posso tentar ajudar
Quando estudamos polímeros (coisas de que são feitas as sacolas plásticas), como o PEBD (polietileno de baixa densidade) que é um dos principais polímeros usados para fazer sacolas, não escuta-se dizer sobre propriedades higroscópicas dos polímeros. Ou seja, acredito que sua preocupação é sem motivo: as sacolas não devem reter água do ambiente.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Dez 2020 28 20:12

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por cloudff7 »

acredito q o reter das sacolas plasticas de supermercado q me falaram seja segurar a umidade e nao puxa-la e se ela fixer isso como esta ao lado dos cases de dvd com os discos dentro vai deixar umido os discos e tbm o interior da caixa de papelao sendo q tem outra caixa por cima dela?

por favor nme ajude com essa duvida pq estou armazenando os discos de dvd dentro de uma caixa de papelao com sacolas plasticas fazendo volume dentro da caixa de papelao para manter os cases na posição vertical e estou com essa duvida de reter umidade das sacolas

https://d1rpfggbb8iuri.cloudfront.net/C ... 624495.jpg
Última edição: cloudff7 (Seg 28 Dez, 2020 20:38). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Dez 2020 30 09:46

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por cloudff7 »

Alguém pode esclarecer minha duvida?



Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Jan 2021 05 07:10

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por cloudff7 »

Alguém pode esclarecer minha duvida?



Avatar do usuário
Ceruko
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Sex 18 Dez, 2020 15:00
Última visita: 24-11-21
Jan 2021 05 08:15

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por Ceruko »

cloudff7 , se você manter as sacolas e o DVD em um ambiente protegido e seco, não tem risco de a sacola adquirir umidade. Na dúvida, enrole o DVD em um pedaço de pano e depois coloque-o na sacola. Assim, o DVD ficará longe de umidade.


"Daria tudo que sei pela metade do que ignoro". - René Descartes

Vem UFSCar!

Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Jan 2021 05 08:20

Re: Duvida umidade e plasticos

Mensagem não lida por cloudff7 »

O DVD esta dentro daquelas caixas case de filmes de dvd, o ambiente é um quarto sem janela forrado ao lado de um banheiro e com uma abertura em uma das paredes no qual tem troca de ar com o corredor da sala da casa esse correedor fica entre a sala e cozinhos e sala e cozinha com portas abertas entrar vento apenas nesse corredor

mas a duvida sacola plastica retem segura qualquer umidade q se depositar nela nao deixando evaporar e secar e ela suar? o papelão da caixa eu sei que ele absorve umidade mas ele solta ela e libera dentro da caixa como se estivesse suando? as duvidas sobre sacola plastica e papelao influi diretamente na conservação do dvd q esta dentro da caixa de papelao junto com as sacolas amassadas dentro da caixa




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”