Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Físico-QuímicaEnergia de Gibbs Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Valdilenex
Elite
Mensagens: 219
Registrado em: 01 Jul 2014, 14:36
Última visita: 23-01-21
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 4 vezes
Dez 2019 05 10:10

Energia de Gibbs

Mensagem não lida por Valdilenex »

As chalconas são uma classe de moléculas que possuem vários tipos de atividades farmacológicas. No processo de cristalização de um dos derivados de chalcona, mediu-se uma variação da energia livre de Gibbs e da entalpia a 27 °C de -64 kcal.mol-1 e -164 kcal.mol-1, respectivamente. Nesse caso, a temperatura, em Kelvin, a partir da qual a cristalização sofrerá uma transição de um processo espontâneo para não-espontâneo, será de aproximadamente
Resposta

resposta: 492
Alguém me ajuda na resolução desta questão?!!

Editado pela última vez por caju em 05 Dez 2019, 11:16, em um total de 1 vez.
Razão: colocar spoiler na resposta.
Avatar do usuário

Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2150
Registrado em: 15 Nov 2018, 22:45
Última visita: 23-04-24
Agradeceu: 599 vezes
Agradeceram: 551 vezes
Dez 2019 08 20:03

Re: Energia de Gibbs

Mensagem não lida por Jigsaw »

Valdilenex escreveu: 05 Dez 2019, 10:10 As chalconas são uma classe de moléculas que possuem vários tipos de atividades farmacológicas. No processo de cristalização de um dos derivados de chalcona, mediu-se uma variação da energia livre de Gibbs e da entalpia a 27 °C de -64 kcal.mol-1 e -164 kcal.mol-1, respectivamente. Nesse caso, a temperatura, em Kelvin, a partir da qual a cristalização sofrerá uma transição de um processo espontâneo para não-espontâneo, será de aproximadamente


Alguém me ajuda na resolução desta questão?!!
Valdilenex, eu fiz um rascunho aqui, mas não tenho certeza, se alguem discordar favor se manifestar:

[tex3]\mathsf{\Delta G=\Delta H-T.\Delta S}[/tex3]
[tex3]\mathsf{-64=-164-300.\Delta S}[/tex3]
[tex3]\mathsf{+100=-300.\Delta S}[/tex3]
[tex3]\boxed{\mathsf{\Delta S=-\frac{1}{3}\frac{kcal}{K.mol}}}[/tex3]

Quando calculamos a energia livre de Gibbs, podemos ter um resultado negativo ou um positivo, haja vista que é feita uma subtração entre as grandezas físicas envolvidas. Assim, se o resultado for negativo, o processo é espontâneo; porém, se o resultado for positivo, o processo não será espontâneo.

ΔG < 0 (negativo): processo espontâneo

OU

ΔG > 0 (positivo): processo não espontâneo

[tex3]\mathsf{\Delta H-T.\Delta S>0}[/tex3]
[tex3]\mathsf{-164-T.-\frac{1}{3}>0}[/tex3]
[tex3]\mathsf{\frac{1}{3}T>164}[/tex3]
[tex3]\boxed{\mathsf{T>492}}[/tex3]


REFERÊNCIAS:

Mundo Educação
Termoquímica
Cálculo da energia livre de Gibbs
O cálculo da energia livre de Gibbs utiliza as variações de entalpia e entropia para determinar a espontaneidade de um sistema químico.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/qu ... -gibbs.htm

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Físico-Química”