Físico-QuímicaEquilíbrio Químico Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Kenpachi
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 18 Nov, 2019 18:33
Última visita: 28-01-20
Nov 2019 29 11:22

Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Kenpachi »

I. NH3(aq) + H2O(l) (aq) + OH− (aq) Kb = 1,8.10−5
II. ClO− (aq) + H2O(l) HClO(aq) + OH− (aq) Kb = 3,3.10−7

Algumas espécies químicas, como a amônia, NH3, e o íon hipoclorito, ClO− , comportam-se como bases fracas em solução aquosa, de acordo com os sistemas em equilíbrio químico representados pelas equações químicas I e II. A constante de ionização, Kb, está relacionada ao equilíbrio químico, no qual uma base reage com a água para formar o ácido conjugado correspondente e o íon hidróxido, OH− . Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

D) A adição de íons H+ (aq) ao sistema II favorece a formação do ácido HClO(aq) conjugado da base ClO− (aq).
E) O íon hipoclorito, ClO− , é uma base mais forte do que a amônia, NH3, em meio aquoso.
Resposta

Gab letra D
. Por que não a letra E? Afinal NH3 e ClO- são bases a meu ver e quanto mais aniônico ocomposto que é base conjugada, mais forte é essa base. Qual erro do meu raciocício?




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 29 11:30

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá.
Para comparar a força das bases (principalmente nesse caso, já que comparamos duas bases fracas) precisamos utilizar o Kb de cada uma delas.
Como apresentado no enunciado, o Kb do ClO- é menor do que o da amônia. Por isso, concluímos que o íon hipoclorito é uma base mais fraca do que a amônia em meio aquoso. Desse modo, a alternativa E está incorreta.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Kenpachi
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 18 Nov, 2019 18:33
Última visita: 28-01-20
Nov 2019 29 11:32

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Kenpachi »

Po, valeu, me esqueci de me atentar a isso. Mas se eu tivesse na questão dois ânions, poderia usar esse meu raciocínio?



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 29 11:42

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Kenpachi,

Não entendi muito bem o que você está querendo dizer. Se você pudesse exemplificar com alguma equação ou descrever melhor...
Meu raciocínio seria direto no que o problema deu: o Kb.
"Viajando" um pouco mais, eu lembraria que o HClO é um ácido fraco que gera o íon hipoclorito como base conjugada (segundo Bronsted). Sendo uma base conjugada de um ácido fraco, o íon hipoclorito deve ter alguma basicidade considerável, todavia a amônia é por si só, uma base.
O poder do íon hipoclorito, base conjugada, não é o suficiente para eu classificar ele como uma BASE propriamente dita, tipo a amônia. Então, pensando desse jeito, mesmo se não tivessem me dado o Kb das substâncias, acho que eu acabaria concluindo que o ClO- é uma base mais fraca do que a amônia.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Kenpachi
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 18 Nov, 2019 18:33
Última visita: 28-01-20
Nov 2019 29 12:03

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Kenpachi »

De fato a maioria das questões põe o Kb e Ka pra análise e vou me atentar mais agora. Acho que devo estar me confundindo com uma info de uma apostila, fazendo generalização.

Ela explica sobre a ionização ácida (imagem):
Sem título.png
Sem título.png (99.26 KiB) Exibido 1498 vezes
Acho que fiz confusão ao entender que todo ânion, que é uma base conjugada, terá maior força quanto mais aniônico (mais negativo) ele for, quando na verdade isso só vale para um mesmo ácido em ionizações subsequentes. De resto, devo analisar o Kb mesmo.
Generalizei erroneamente por causa dessa alternativa de uma questão:

"A base HOOC(CH2)2COO− é mais forte que a base − OOC(CH2)2COO−" - isso é falso, de acordo com a img acima. Mas meu erro foi generalizar para todo ânion - base conjugada - em comparação com outra base conjugada qualquer.

(veja se é isso mesmo)



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 29 12:14

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Para um mesmo ácido seu pensamento está correto. A informação da apostila está certíssima.

Lembre-se da definição de ácido de Bronsted (que é usada nesses casos): a base é um composto que é capaz de receber prótons (leia aqui H+). Quem precisa mais de prótons: O H2PO4- ou o (PO4)3-?

Obviamente o segundo precisa muito mais de prótons pois já perdeu todos seus hidrogênios. Desse modo, ele é uma base mair forte do que o H2PO4-.

Seu raciocínio não está totalmente errado, apenas foi uma generalização perigosa.
Quando comparar substâncias diferentes, lembre-se sempre de olhar para o Ka e o Kb.
Kenpachi escreveu:
Sex 29 Nov, 2019 12:03
"A base HOOC(CH2)2COO− é mais forte que a base − OOC(CH2)2COO−"
Nesse caso percebemos exatamente o que fizemos com o exemplo do ácido fosfórico nessa mesma resposta.
Quem precisa mais de hidrogênio?
Quem é mais forte?

:D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Rosemberg) Equilíbrio Químico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    856 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio Químico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    721 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio Químico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    830 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio Químico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    2 Respostas
    961 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (ITA) Equilíbrio químico
    por anastacialina » » em IME/ITA
    0 Respostas
    1191 Exibições
    Última msg por anastacialina

Voltar para “Físico-Química”