Físico-QuímicaCinética química Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Valdilenex
Elite
Mensagens: 219
Registrado em: Ter 01 Jul, 2014 14:36
Última visita: 23-01-21
Nov 2019 07 14:32

Cinética química

Mensagem não lida por Valdilenex »

Gente, alguém me ajuda na resolução desta questão consegui entender porque eu não posso usar a concentração de um dos reagentes que eu já sei como o H2 e dividir pelo seu coeficiente junto com a Vm para encontrar o tempo... Porque tem que ser a concentração da amônia ?

Em um experimento realizado em um reator fechado e na presença de um catalisador, sob condições controladas de temperatura e pressão, verificou-se a velocidade da seguinte reação:
N2 (g) + 3H2(g) ---> 2NH3 (g)
Um cronômetro foi disparado no momento em que os reagentes foram postos em contato. Decorrido um determinado tempo T, foi atingido o estado de equilíbrio. A velocidade média da reação no período de tempo T foi igual a 0,10 mol.L–1.min–1 .No estado de equilíbrio, as concentrações dos reagentes nitrogênio e hidrogênio eram, respectivamente, 1,0.10–2 mol.L–1 e 1,0.10–1 mol.L–1 . Admita que a reação se comporte segundo a lei da ação das massas e que sua constante de equilíbrio seja igual a 6,4.102 mol-2 .L -2 . Determine o tempo decorrido, em minutos, entre o início da reação e o momento em que o estado de equilíbrio é atingido.

Gabarito: 0,4 min




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Nov 2019 07 20:36

Re: Cinética química

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Valdilenex

A amônia deve ser tomada como base pois é a única substância em que conseguimos determinar a variação de sua concentração. Note que no início da reação não há produto (amônia), mas sim apenas reagentes. Como não é dito qual a quantidade inicial destes, não é possível calcular a variação de suas concentrações, daí você não consegue calcular a velocidade média a partir deles.

Como a quantidade de amônia é nula no início, basta descobrir sua concentração no momento do equilíbrio para determinar a velocidade média da reação.

Caso sua dúvida tenha sido em como calcular o pedido da questão em si, basta avisa que eu volto aqui e escrevo uma redação direitinho. :)



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (FB) Cinética química
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    755 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem Cinética química
    por dnlsilva » » em Química Geral
    0 Respostas
    420 Exibições
    Última msg por dnlsilva
  • Nova mensagem (IME-1994) Cinética Química
    por careca » » em IME/ITA
    1 Respostas
    2234 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem cinética química
    por scream04 » » em Físico-Química
    2 Respostas
    582 Exibições
    Última msg por scream04
  • Nova mensagem Cinética química
    por retrofuture » » em Físico-Química
    1 Respostas
    3483 Exibições
    Última msg por Vivianne

Voltar para “Físico-Química”