Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Físico-QuímicaEntalpia e Entalpia Molar... Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
AlguémMeHelp
1 - Trainee
Mensagens: 70
Registrado em: 06 Dez 2018, 17:08
Última visita: 07-03-24
Agradeceu: 13 vezes
Agradeceram: 24 vezes
Dez 2018 06 17:36

Entalpia e Entalpia Molar...

Mensagem não lida por AlguémMeHelp »

Boa tarde, galera! Blz?? Estou com dúvida em entalpia e esse exemplo que achei no wikipedia ilustra bem. Da primeira equação para segunda observe que [tex3]\Delta H total[/tex3] foi multiplicado por 2, já que toda equação foi multiplicada por 2, o que está de acordo com a sua propriedade extensiva, certo?? Mas e na entalpia molar...? caso numa questão me fosse fornceda apenas a segunda equação, eu incorreria no erro de dizer que 1 mol de O2(g) absorvem 90,7kj, ja que [tex3](90,7kj\cdot mol^{-1}) \cdot 1\;mol\;de\;O_{2}\;=\;90,7kj[/tex3] , enquanto na verdade, nesse caso, devido à propriedade intensiva da entalpia molar, 1 mol de O2 deveriam absorverm o dobro (181,4kj)... Como prosseguir?? a questão tem que me dizer que a entalpia molar é em relação a um dos compostos??
Resposta

Help me
Anexos
Equações retiradas do wikipedia; a dúvida reside quanto à entalpia molar.
Equações retiradas do wikipedia; a dúvida reside quanto à entalpia molar.
Dúvida de química de Entalpia 2.png (14.69 KiB) Exibido 2085 vezes

Avatar do usuário

Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Dez 2018 07 15:50

Re: Entalpia e Entalpia Molar...

Mensagem não lida por Liliana »

UP!!!

Infelizmente eu não sei responder sua dúvida :/

Avatar do usuário

snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: 24 Out 2016, 14:18
Última visita: 17-04-24
Agradeceu: 248 vezes
Agradeceram: 781 vezes
Dez 2018 07 16:40

Re: Entalpia e Entalpia Molar...

Mensagem não lida por snooplammer »

Eu não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas se fosse dada apenas a 2° eq poderíamos achar a entalpia molar do [tex3]O_2[/tex3] de forma padrão

[tex3]\Delta H=H_p-H_r[/tex3]
[tex3]181,4\ kj/mol=[O_2]-0[/tex3]
[tex3]1\ mol\ de\ O_2=181,4\ kj/mol [/tex3]

Para retornamos a 1° eq, teríamos [tex3]\frac{1}{2}O_2=\frac{181,4}{2}=90,7\ kj/mol[/tex3]

Autor do Tópico
AlguémMeHelp
1 - Trainee
Mensagens: 70
Registrado em: 06 Dez 2018, 17:08
Última visita: 07-03-24
Agradeceu: 13 vezes
Agradeceram: 24 vezes
Dez 2018 07 16:57

Re: Entalpia e Entalpia Molar...

Mensagem não lida por AlguémMeHelp »

snooplammer, não era exatamente isso, manin.. imagina que na equação 2 não foi fornecido o [tex3]\Delta H_{total}\:=181\:kj[/tex3] , fornecendo-nos apenas o dado da entalpia molar [tex3]\Delta H\:=\:90,7\:kj\cdot mol^{-1}[/tex3] . Se batermos o olho, tem nessa equação que 1 mol de [tex3]O_{2}[/tex3] absorveria 90,7 kj , já que a proporção está de 1 pra 1.. mas fui resolvendo algumas questões e toda vez que tinha entalpia molar eles diziam em relação a qual composto ela se tratava. Neste exemplo do wikipedia que postei, a entalpia molar está relacionada ao [tex3]HgO_{(g)}[/tex3] e ao [tex3]Hg_{(l)}[/tex3] . Logo, na primeira equação 1 mol de HgO e de Hg estão para 90,7kj enquanto que apenas 0.5 mol de O2 está para 90.7 kj.

Já na segunda equação, que se trata apenas da primeira multiplicada por 2, a entalpia molar, como se espera por ser uma propriedade intensiva, permanece os mesmo 90,7 kj por mol. Logo, 2 mols de HgO ou 2 mols de Hg fornecem [tex3]2\:mol\:\cdot\:90,7\:kj\cdot mol^{-1}\:=\:181,4\:kj[/tex3] ; ao mesmo tempo, se 1/2 mol de O2 fornecia 90.7kj , logo 1 mol ( que é o dobro) fornece os mesmo 181.4kj . Acho que é isso mesmo, espero não estar enganado kkkkk o vestibular é mês que vem e se aparecer esses diacho tem que acertar haha

Vlew, mano!!

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Físico-Química”