Físico-QuímicaUFGD 2017- Temperatura de ebulição da água e equilíbrio termodinâmico

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Nov 2018 20 20:14

UFGD 2017- Temperatura de ebulição da água e equilíbrio termodinâmico

Mensagem não lida por Liliana »

Em fevereiro de 2015, dois cientistas franceses publicaram na revista Journal of The Royal Society Interface um artigo que mostra a termodinâmica, biomecânica e acústica envolvida no estouro de um grão de pipoca. Os Físicos Emmanuel Virot e Alexandre Ponomarenk mostraram através da sincronia entre gravações de vídeo e áudio, nos centésimos de segundos em que a pipoca estoura, que o som característico ocorre devido a liberação do vapor d’água confinado no grão a aproximadamente 180°C. Neste sentido, é correto afirmar que:

a) A porosidade do grão da pipoca impede que a agua do seu interior evapore mesmo a uma temperatura de 180°C.

b) O calor recebido pela pipoca faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, consequentemente a pressão no seu interior diminui.

c) No instante em que o amido, antes gelatinoso, aumenta de tamanho e com o rompimento do pericarpo se solidifica, o volume e a densidade da pipoca aumentam.

d) Quando a temperatura da pipoca excede a 100°C, o seu teor de água entra em ebulição e atinge um equilíbrio termodinâmico à pressão de vapor, tal como uma panela de pressão.

e) A pressão no interior da pipoca embora aumente com a evaporação da agua seu valor nunca ultrapassa a temperatura externa de 1 Atm.
Resposta

D


Isso quer dizer que a água vai evaporar da mesma maneira, independentemente de oferecer à ela uma temperatura de 101 ºC e 180 ºC??


Marquei essa alternativa por eliminação, mas pensei que esse equilíbrio termodinâmico à pressão de vapor ocorria aos 100 ºC, apenas.
Obrigada desde já!! :mrgreen:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”