Físico-QuímicaEnem PPL 2016- Precipitação de Al(OH)3 Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 24 11:24

Enem PPL 2016- Precipitação de Al(OH)3

Mensagem não lida por Liliana »

A água consumida na maioria das cidades brasileiras é obtida pelo tratamento da água de mananciais. A parte inicial do tratamento consiste no peneiramento e sedimentação de partículas maiores. Na etapa seguinte, dissolvem-se na água carbonato de sódio e, em seguida, sulfato de alumínio. O resultado é a precipitação de hidróxido de alumínio, que é pouco solúvel em água, o qual leva consigo as partículas poluentes menores. Posteriormente, a água passa por um processo de desinfecção e, finalmente, é disponibilizada para o consumo.

No processo descrito, a precipitação de hidróxido de alumínio é viabilizada porque

a) a dissolução do alumínio resfria a solução.

b) o excesso de sódio impossibilita a sua solubilização.

c) a oxidação provocada pelo sulfato produz hidroxilas.

d) as partículas contaminantes menores atraem essa substância.

e) o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino.
Resposta

e)
Alguém pode me ajudar, por gentileza??
Eu realmente não sei como chegar na alternativa correta...
Obrigada!!




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2018 24 16:34

Re: Enem PPL 2016- Precipitação de Al(OH)3

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Liliana,
Quando você tem carbonato de sódio sendo adicionado na solução, na presença de água, há a formação de ácido carbônico, por conta do carbonato e o hidróxido de sódio, por conta do sódio. Assim, temos um caráter básico já que se trata de um ácido fraco e uma base forte. O caráter básico vai diminuir o ph do meio, pelo aumento da concentração de OH-. Quando você equacionar a dissociação do Hidróxido de alumínio, verá que em um meio com mais OH-, o equilíbrio será deslocado para o sentido de formação do hidróxido de alumínio, pois a tendência da reação é consumir o OH- excessivo no meio alcalino. Nesse sentido, o Al(OH)3 por ser uma base pouco solúvel em água acaba precipitando. Logo, a precipitação do hidróxido é viabilizada porque o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino. Letra e.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Movido de Química Geral para Físico-Química em Qua 24 Out, 2018 18:23 por MatheusBorges

Avatar do usuário
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Dez 2020 03 15:46

Re: Enem PPL 2016- Precipitação de Al(OH)3

Mensagem não lida por Lars »

Não consegui visualizar o processo, alguém poderia equacionar e explicar novamente?



Avatar do usuário
Ceruko
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Sex 18 Dez, 2020 15:00
Última visita: 24-11-21
Jan 2021 19 21:36

Re: Enem PPL 2016- Precipitação de Al(OH)3

Mensagem não lida por Ceruko »

@Lars , tive a mesma dúvida que você. Nesse vídeo fica bem explicado a equação representando o carbonato:

https://www.youtube.com/watch?v=LNMvYsiYbMw



"Daria tudo que sei pela metade do que ignoro". - René Descartes

Vem UFSCar!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”