Físico-Química(CESPE/UNB) Equilíbrio Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 14 19:56

(CESPE/UNB) Equilíbrio

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

Se o bicarbonato de sódio (NaH2CO3), principal constituinte de alguns tipos de extintores de incêndio, for obtido a partir da reação exotérmica de neutralização, conforme equilíbrio químico representado pela equação H2CO3(aq) + NaOH(aq) [tex3]\frac{--->}{<---}[/tex3] NaHCO3(aq) + H2O(l)
então o rendimento da reação seria maior se a temperatura aumentasse e o pH diminuísse.

a)Certo
b)Errado
Resposta

ERRADO. Eu sei que o aumento da temperatura iria favorecer o sentido endotérmico aí o sentido inverso, mas a minha dúvida é sobre o ph ele seria favorecida por qual motivo? Eu vi uma resolução e o cara só citou: "temperatura diminuisse e ph diminuísse" e não falou o motivo do ph.




Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 14 21:21

Re: (CESPE/UNB) Equilíbrio

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Hidrólise de sal de base forte e ácido fraco, logo ânion do ácido fraco reagem com a água liberando espécie de mesmo sinal hidroxila:
[tex3]H_2CO_3+NaOH\rightleftharpoons NaHCO_3+H_2O[/tex3] (I)
[tex3]H_2CO3+Na^{+}+OH^{-}\rightleftharpoons Na^{+}+HCO_3^{-}+H_2O[/tex3]
[tex3]H_2CO3+OH^{-}\rightleftharpoons HCO_3^{-}+H_2O[/tex3] (II)
Veja que se você adicionar [tex3]H^{+}[/tex3] o que vai ter é:
[tex3]H^{+}+OH^{-}\rightarrow H_2O[/tex3] , ou seja vai diminuir a concentração dos reagentes de (II), logo o sistema para amenizar a pertubação desloca o equilíbrio no sentido da reação inversa de (II), produzindo mais ácido carbônico, fazendo a mesma analogia em (I) o aumento da concentração de ácido fará com que o sistema produza mais bicarbonato de sódio!



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 14 21:45

Re: (CESPE/UNB) Equilíbrio

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

MafIl10 escreveu:
Sáb 14 Abr, 2018 21:21
Hidrólise de sal de base forte e ácido fraco, logo ânion do ácido fraco reagem com a água liberando espécie de mesmo sinal hidroxila:
[tex3]H_2CO_3+NaOH\rightleftharpoons NaHCO_3+H_2O[/tex3] (I)
[tex3]H_2CO3+Na^{+}+OH^{-}\rightleftharpoons Na^{+}+HCO_3^{-}+H_2O[/tex3]
[tex3]H_2CO3+OH^{-}\rightleftharpoons HCO_3^{-}+H_2O[/tex3] (II)
Veja que se você adicionar [tex3]H^{+}[/tex3] o que vai ter é:
[tex3]H^{+}+OH^{-}\rightarrow H_2O[/tex3] , ou seja vai diminuir a concentração dos reagentes de (II), logo o sistema para amenizar a pertubação desloca o equilíbrio no sentido da reação inversa de (II), produzindo mais ácido carbônico, fazendo a mesma analogia em (I) o aumento da concentração de ácido fará com que o sistema produza mais bicarbonato de sódio!
Vê se meu entendimento tá correto: Eu irei provocar na II aí vai para o sentido inverso e aumentando a produção por isso de H2CO3 aí com isso tu retornou na equação I e com esse aumento do ácido carbônico provocará o aumento do bicarbonato. Correto? Eu comecei a estudar equilíbrio químico essa semana kk to mt novato nisso.



Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 14 23:11

Re: (CESPE/UNB) Equilíbrio

Mensagem não lida por MatheusBorges »

É isso aí. O que de fato aumenta a produção de bicarbonato, mas a temperatura não! Logo incorreta.
Grande abraço!
:wink:



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”