Página 1 de 1

(FATEC) Bafômetro

Enviado: Seg 04 Dez, 2017 12:36
por Auto Excluído (ID:19677)
Na reação que ocorre no bafômetro, o etanol é oxidado a ácido acético e o cromo, inicialmente presente no ânion dicromato, amarelo-alaranjado, é reduzido ao íon cromo(III), de cor verde. Medindo a alteração da intensidade de cor da solução, é possível estimar o nível de álcool no sangue do motorista. Os números de oxidação do cromo nos íons CrO42- e Cr3+ e do carbono ligado à hidroxila no etanol são, respectivamente,
Resposta

+6, +3, -1
Descrevam essa reação.

Re: (FATEC) Bafômetro

Enviado: Ter 05 Dez, 2017 09:32
por Brunoranery
Olá,
Na hora!
O etanol é oxidado a ácido carboxílico, lembre-se daquela reação de oxidação de álcool primário, que gera aldeído e em condições de suprimento ideal de oxidante gera o ácido carboxílico.

Para equacionar isso aí, teríamos que ter mais dados na prova, pois na reação é envolvido o ácido sulfúrico e o dicromato de potássio. Ele só se refere ao estado de oxidação. Ademais, sabemos que: O cromo reduz para o álcool oxidar, então há uma reorganização das espécies químicas. Para resolver a questão acima, basta descobrirmos os nox das substâncias citadas.
Etanol: C2H6O -> Há uma hidroxila com carga resultante igual a -1 e 2 hidrogênios ligados ao carbono, cada um com +1 de carga. A carga dos átomos em torno do oxigênio ficará -1 + 2x1 = +1, como a carga final da molécula precisa ser 0 pois não é um íon, temos que a do carbono é -1 para equilibrar.

CrO4²⁻ -> Nox do oxigênio = -2, como há 4 temos -8. No entanto, a carga final da molécula tem que ser igual a -2, logo temos:
-8 + x = -2
x = +6.

Cr⁺³ -> Como só há o cromo e a carga final é +3, a carga dele será +3;

Portanto temos respectivamente: 6,3, -1.