Página 1 de 1

Eletroquímica - Pilhas

Enviado: Ter 03 Out, 2017 18:44
por HHHoppe
Boa noite.
Tratando-se de pilhas eletroquímicas:

É de suma importância que o eletrodo responsável pela redução (polo positivo da pilha) esteja submerso em uma solução com íons do metal, visto que estes serão atraídos pelos elétrons advindos do polo negativo, gerando assim a corrente.

Contudo, gostaria de uma explicação: qual a importância da presença de íons do metal na solução onde está submerso o eletrodo que oxida (polo negativo)? Se o eletrodo que oxida estivesse submerso em uma solução com cargas negativas, não seria facilitado o equilíbrio de cargas em ambos os polos da pilha?

Re: Eletroquímica - Pilhas

Enviado: Ter 03 Out, 2017 20:44
por Brunoranery
Boa noite, tudo bem?

Não é questão de benefício ou não. Você tem uma placa, por exemplo, citando a pilha de Daniel, de Cobre. Os íons positivos (do metal) na solução surgem pela corrosão da placa do Cobre metálico. O cobre perde elétrons e fica positivo, indo; por conseguinte, para a solução. A semi-célula que abriga a placa do ânodo não tem só íons do metal, mas tem também íons negativos, que no caso da pilha supracitada, é o Sulfato. Para facilitar esse equilíbrio que citastes, há a ponte salina, que procura atrair os íons. Logo, não é por ser importante, mas pelo processo da pilha aumentar a concentração de íons na solução como resíduos gerados na corrosão da placa metálica.