Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Físico-Química(UFPR) Eletroquímica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
amy123369
Elite
Mensagens: 190
Registrado em: 26 Mai 2017, 17:31
Última visita: 02-05-24
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 72 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Set 2017 26 21:11

(UFPR) Eletroquímica

Mensagem não lida por amy123369 »

Aguas contaminadas podem infiltrar-se na terra e chegar até os lençóis freáticos, contaminando-os. O aproveitamento dessas águas subterrâneas exige a aplicação de processos dedescontaminação. Um desses processos consiste em construir uma barreira permeável que contém ferro metálico granulado. Quando a água flui através da barreira, o ferro reage com alguns poluentes, sobretudo com compostos orgânicos halogenados. Considere como exemplo a contaminação da água com o tetracloreto de carbono. As equações I e II, a seguir Representam as transformações químicas que ocorrem com o tetracloreto de carbono sob a ação do ferro metálico.
I - Fe -->Fe2+ + 2 e− Eº = 0,44 V
II - CCl4 + H + 2 e− -->CHCl3 + Cl− Eº = 0,67 V
O clorofórmio produzido não é degradado pelo ferro metálico, mas é mais facilmente biodegradado em comparação com
o tetracloreto de carbono. Os íons de ferro produzidos e presentes na água tratada são eliminados por processos posteriores.
Eletronegatividades: C = 2,5 ; H = 2,1 ; Cl = 3,0
Com base nas informações acima, é correto afirmar:
F) A equação II representa a reação de oxidação.
V) Com base nas equações I e II, a reação de oxi-redução total é representada pela equação
CCl4 + H+ + Fe --> CHCl3 + Cl− + Fe2+ Eº = 1,11 V
V) O agente oxidante é o tetracloreto de carbono.
F) O estado de oxidação do carbono, no tetracloreto de carbono, é −4.
F) Durante a reação o hidrogênio é reduzido.
F) O fato de as eletronegatividades do carbono e do cloro serem diferentes permite concluir que a molécula de CCl4 é polar.

--> Boa noite! Estou com um pouco de dificuldade nessa questão, as verdadeiras são as alternativas 2 e 3, mas de acordo com os potenciais de redução das reações o ferro não oxidaria? Não estou entendendo muito bem como chegar na reação global e consequentemente fica meio complicado de analisar as outras alternativas, confesso que tenho certa dificuldade em eletroquimica. Alguém poderia me explicar? Obrigada!

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Set 2017 28 09:33

Re: (UFPR) Eletroquímica

Mensagem não lida por Brunoranery »

Bom dia!

1- Errada, pois como está somando elétrons no reagente, trata-se de uma redução.
2- Certa, só somar as reações e cortar os elétrons. O Ferro oxida, como podemos ver na reação. Ele parte de Fe metálico e vai para Fe²⁺, ou seja, oxidou e doou 2 elétrons.
3- Certo, pois o nox do Carbono vai de +4 para +2, logo, ele reduz e é um agente oxidante.
4- Errado, +4 e não -4.
5- Errado, nos reagentes ele está com carga +1, continua assim nos produtos, já que tem nox fixo.
6- Não, primeiro a eletronegatividade deles não é tão diferente, pois estão naquela fila de eletronegatividade. Segundo, devemos analisar a geometria, pois tetraédrico com os 4 ligantes iguais são apolares.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por oziemilly » » em Físico-Química
    1 Respostas
    936 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem (Bahiana) Eletroquímica
    por Ravirovisk » » em Físico-Química
    2 Respostas
    1514 Exibições
    Última mensagem por Ravirovisk
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por santospablo » » em Físico-Química
    2 Respostas
    1499 Exibições
    Última mensagem por santospablo
  • Nova mensagem (UFPI) Eletroquímica
    por LouiseMoreira » » em Físico-Química
    1 Respostas
    1224 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por juliaoliveira » » em Físico-Química
    2 Respostas
    5146 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI

Voltar para “Físico-Química”