Físico-QuímicaTransformações de Fases

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caldieraro
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Dom 09 Jun, 2013 11:56
Última visita: 10-06-13
Jun 2013 09 13:32

Transformações de Fases

Mensagem não lida por caldieraro »

Um pesquisador, para estudar processos de troca de calor e transformações de fases em solventes puros e soluções, construiu um aparato que consistia de uma panela de alumínio aberta a ser preenchida com um líquido, contendo em seu interior um copo feito de madeira. O copo fica suspenso dentro do líquido contido na panela, amarrado por fios plásticos, não estando em contato direto com as paredes da panela de alumínio. Não há troca de líquidos entre a panela e o copo. A respeito dos experimentos realizados nesse aparato e as conclusões que são obtidas pelo pesquisador, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Considere a pressão atmosférica de 1 atm e que o volume de líquido nos recipientes permanece constante.


01) Estando a panela preenchida com água pura e o copo preenchido com uma solução aquosa 2 mol/L de NaCl, o aquecimento do fundo da panela com uma chapa de aquecimento a 200˚C fará a água pura e a solução entrarem em ebulição, após ser estabelecido um equilíbrio térmico no aparato.
02) Estando a panela preenchida com uma solução aquosa 2 mol/L de NaCl e o copo preenchido com água pura, o aquecimento do fundo da panela com uma chapa de aquecimento a 200˚C fará ambos entrarem em ebulição, após ser estabelecido um equilíbrio térmico no aparato.
04) Ao medir a temperatura do líquido dentro da panela e do líquido dentro do copo, ambos preenchidos com água pura, durante o aquecimento por uma chapa de aquecimento a 200˚C, verificou-se que ambos os líquidos apresentavam, ao mesmo tempo, temperaturas idênticas entre a temperatura ambiente e a temperatura de 90˚C.
08) Estando a panela preenchida com etanol e o copo preenchido com água pura, o aquecimento do fundo da panela com uma chapa de aquecimento a 200˚C fará somente o etanol entrar em ebulição, após ser estabelecido um equilíbrio térmico no aparato.
16) O aumento ou a diminuição da pressão externa não causarão variação na temperatura de ebulição de água pura contida na panela, desde que ela seja mantida aberta.

Por que as alternativas 02 e 08 estão corretas??

Última edição: ALDRIN (Qua 12 Jun, 2013 12:53). Total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título



Avatar do usuário
jopagliarin
Avançado
Mensagens: 136
Registrado em: Ter 17 Dez, 2019 07:58
Última visita: 08-05-22
Mai 2021 16 13:48

Re: Transformações de Fases

Mensagem não lida por jopagliarin »

alguém pode me ajudar?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”