Físico-QuímicaTermoquímica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pandinha0005
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Ter 12 Abr, 2022 21:52
Última visita: 26-10-23
Abr 2022 20 21:31

Termoquímica

Mensagem não lida por pandinha0005 »

Considere um gás ideal que pode ser submetido a duas transformações cíclicas reversíveis e não simultâneas, 1 e 2, como mostrado no diagrama PV abaixo.
images.png
images.png (17.17 KiB) Exibido 1321 vezes
Na transformação 1 o gás recebe uma quantidade de calor Q1 de uma fonte quente à temperatura T1 e cede a quantidade de calor Q2 para a fonte fria à temperatura T2. Enquanto que, na transformação 2, as quantidades de calor recebida, Q’1, e cedida, Q’2, são trocadas respectivamente com duas fontes às temperaturas T3 e T4.
Nessas condições, é correto afirmar que

a)a variação da entropia nas transformações BC, DA, FG e HE é não nula.

b)nas transformações AB e EF, a variação da entropia é negativa, enquanto que, nas transformações CD e GH, é positiva.

c)na transformação 1, a variação da entropia é não nula e Q1 = 5/4 Q2

d)na transformação 2, a variação da entropia é nula e Q1’ = 3Q2’.
Resposta

D




lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2022 08 21:50

Re: Termoquímica

Mensagem não lida por lmtosta »

pandinha0005,


Em se tratando de processo cíclico reversível e não simultâneo de um gás ideal, quando este recebe calor de uma fonte quente (Q1 para a transformação AB e Q´1 para a transformação EF), o grau de agitação atômico-molecular aumenta dentro do recipiente contenedor do gás, fazendo aumentar temporariamente a pressão contra as paredes internas do frasco!!!!!!!!

Havendo um êmbolo no material, este será empurrado para fora e diz-se que o gás realizou um trabalho de expansão contra as vizinhanças do sistema. Com isso, ele se expande, ocupando um espaço maior, seu volume aumenta e a pressão diminui!!!!!!!!!

Como o calor recebido foi transformado para gerar trabalho de expansão, diz-se que o gás recebeu energia das vizinhanças na forma de calor e devolveu esta energia às vizinhanças na forma de trabalho. Consequentemente, o grau de agitação atômico-molecular do gás retorna aos patamares anteriores ao da absorção de calor do meio, tão logo o êmbolo é empurrado para fora de modo que, em linhas gerais, a temperatura do sistema mantém-se constante nesta transformação. Trata-se de um processo isotérmico, ou seja, mantido à temperatura constante!!!!!!!!

A variação de entropia, por sua vez, é dada pela 2ª Lei da Termodinâmica:
[tex3]\delta S = \delta Q / T[/tex3]

Uma vez que calor foi absorvido da fonte quente para gerar trabalho, temos um "[tex3]\delta Q[/tex3] " positivo e, portanto, uma variação positiva de entropia!!!!!!!!

O mesmo vale para a isoterma EF!!!!!!!!

Já com relação às isotermas CD e GH, temos o mesmo raciocínio, porém aqui as vizinhanças realizam trabalho sobre o sistema, aumentando temporariamente sua energia interna, reduzindo o volume do gás e aumentando sua pressão, e este gás, diferente das situações anteriores, expele/expulsa calor para as vizinhanças, para a fonte fria, restabelecendo o nível de agitação atômico-molecular anterior e, mantendo assim, a temperatura do sistema constante e condizente com uma isotérmica!!!!!!!!

No entanto, como houve saída de calor do sistema, temos agora um "[tex3]\delta Q[/tex3] " negativo e, pela equação anterior, uma redução na entropia do sistema!!!!!!!!!

Com relação às transformações BC, DA, FG e HE, tratam-se de transformações adiabáticas, que ocorrem com expansões e contrações abruptas do êmbolo e redistribuição de energia cinética dos átomos e moléculas do gás ideal dentro do recipiente sem que haja, no entanto, trocas de calor entre sistema e vizinhanças!!!!!!!!

Não havendo trocas de calor sistema-vizinhanças, o número de microestados possíveis a serem ocupados pelos átomos e moléculas mantém-se inalterado. Consequentemente, não há variação de entropia nas mudanças adiabáticas!!!!!!!

A constância na entropia das transformações adiabáticas já permite eliminar a letra "A", visto que a variação de entropia nestes casos é zero, é nula!!!!!!!

O que foi comentado sobre as transformações isotérmicas já permite eliminar a letra "B", pois em AB e EF a variação de entropia é positiva, enquanto que em CD e GH é negativa!!!!!!!!

Pela 2ª Lei da Termodinâmica, as variações de temperatura, quando ocorrem nas etapas adiabáticas, são proporcionais às quantidades de calor envolvidas no ciclo como um todo e seguem a constância que há na entropia em todo o processo. Assim:
[tex3]Q1 / T1 = Q2 / T2[/tex3]

E

[tex3]Q´1 / T3 = Q´2 / T4[/tex3]

Analisando a letra "C":
[tex3]Q1 / 500K = Q2 / 400K[/tex3]
[tex3]Q1 = 5Q2 / 4[/tex3]

A igualdade entre "Q1" e "Q2" é verdadeira, porém a alternativa afirma que há variação de entropia!!!!!!!

Nas variações adiabáticas, a variação de entropia é zero, como já dito, e nas isotérmicas o aumento de entropia na expansão do gás é igualmente compensada pela redução de entropia na contração do gás, de modo que a variação de entropia de todo o processo é nula como um todo!!!!!!!

Portanto, letra "C" errada!!!!!!!

Com relação à letra "D", a assertiva corretamente aponta que em toda a transformação cíclica a variação de entropia é nula pelos motivos já apontados e, da mesma forma, podemos determinar a relação entre as quantidades de calor "Q´1" e "Q´2" como segue:
[tex3]Q´1 / 300K = Q´2 / 100K[/tex3]
[tex3]Q´1 = 3Q´2[/tex3]

Portanto, letra "D"!!!!!!!!!




Avatar do usuário
Autor do Tópico
pandinha0005
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Ter 12 Abr, 2022 21:52
Última visita: 26-10-23
Jun 2022 13 07:40

Re: Termoquímica

Mensagem não lida por pandinha0005 »

Muito obrigada!!!!! Ótima explicação!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”