Oi, gente? Sup? Poderiam me ajudar com essa questão aqui, por favor? Estudei sais e ácidos até agora, mas parece que eu deveria saber o que reage com o quê. Como eu saberia? Achei estranho dado o fato que o Poliedro, Química 2, ainda não me mostrou isso, mas mesmo assim me mandou esse exercício. Vunesp — Três frascos sem rótulo contêm, separadamente, soluções aquosas de carbonatos de potássio, cloreto de potássio e sulfato de potássio.
a) Indique como se pode distinguir o conteúdo de cada frasco através de reações com soluções de ácido nítrico e cloreto de bário.
b) Justifique escrevendo as equações químicas balanceadas das reações envolvidas.
Gabarito:
775.png (130.26 KiB) Exibido 163 vezes
♥ Ah... mas se eu passar... no ITA, eu morro de felicidade! Poderiam me dar uma mãozinha? Prometo retribuir, quando eu passar! É sério! ♥
Ah... sou de SP e acabo de entrar no EM agora, e infelizmente não posso pagar por um super cursinho!
Bom, sua dúvida é relacionada a matéria em si. Realmente, quando costumamos ver ácidos e sais, não vemos REAÇÕES INORGÂNICAS referentes a eles. Esse tópico é trabalhado separadamente, ou seja, você ainda vai aprender essa matéria. Se for esse o caso, também acho meio injusto eles te darem um exercício assim, a menos que eles queiram que você dê uma adiantada na matéria. Mas enfim...
Sim, você deveria saber as reações que acontecem. Você deve saber que, em meio ácido, carbonatos reagem produzindo CO2 e ocorrendo efervescência (assim como bicarbonatos) e também que o íon bário precipita na forma de carbonato e sulfato. Existem tabelas de solubilidade que indicam sais solúveis e pouco solúveis, mas os mais comuns são envolvendo bário, cálcio, magnésio, prata e íons sulfeto. Em suma, aqui temos uma questão que aborda reações desprendendo gases e formando precipitados, o que são os casos mais comuns nos vestibulares.
Ósmio, já deu um super clareada. Bem, estranho que eles "queiram" que eu dê uma adiantada na matéria... afinal estudo sozinha, mas com o material deles. LOL. ♥♥♥
♥ Ah... mas se eu passar... no ITA, eu morro de felicidade! Poderiam me dar uma mãozinha? Prometo retribuir, quando eu passar! É sério! ♥
Ah... sou de SP e acabo de entrar no EM agora, e infelizmente não posso pagar por um super cursinho!
Em um estudo sobre extração de enzimas vegetais para uma indústria de alimentos, o professor solicitou que um estudante escolhesse, entre cinco soluções salinas disponíveis no laboratório, aquela que...
Última msg
albeistein , eu confesso que desconheço essa regra, você não é obrigado a saber que o ácido oxálico é fraco, mas tem obrigação de saber sobre alguns ácidos Fortes (H2SO4, HCl, HNO3, HBr, etc), isso...
Olá, pessoal. Tudo certo?
Se alguém souber me explicar como faço para identificar substâncias orgânicas quando a questão não oferece a fórmula molecular, ficarei muito agradecido.
Segue a questão:...
Última msg
Srdúvida , Na identificação de duas substâncias orgânicas:
Para que o grupo de alunos pudesse concluir o teste de identificação, o professor deu as seguintes informações:
- As substâncias testadas...
Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito bem...
Além disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos fenômenos sociais
O sujeito de constitui é cada uma dessas ideologias ? Se...
Última msg
O sujeito é a oração principal cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias políticas e econômicas
Constitui pode estar no singular ou plural, mas é preferencial o singular para...
Os ácidos graxos ômega-3 possuem a primeira instauração no carbono 3 a partir do grupo metil terminal do ácido graxo, enquanto a primeira instauração no omega-6 aparece no carbono 6 a partir do mesmo...
Última msg
Os grupos identificados são os grupos terminais (metil):
17965526-65EB-428B-974F-B111E7811652.jpeg
Com isso, basta contar os carbonos até a insaturação. Desse modo, as fontes de ômega-3 são a...