Química Orgânica(ITA-2019) Isomeria Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Jun 2020 27 23:34

(ITA-2019) Isomeria

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Assinale a opção que apresenta o número total de isômeros estruturais de aminas com fórmula molecular C4H11N.
Alternativas
a)3
b)4
c)7
d)8
e)9
Resposta

GAB:D
Explicação passo a passo, pq questão ITA é ITA kkkk/ Minha grande duvida é como calcular essa quantidade de isômeros e pq não se conta os isômeros espaciais, meu material tem mais umas 5 questões do ITA que pedem essa mesma ideia, dei uma procurada no GOOGLE dessa questão e achei uma diversificação de isomeros de posição(inclusive metámeria) não conseguir entender pq essa forma de resolver.

Última edição: ASPIRADEDEU (Sáb 27 Jun, 2020 23:56). Total de 4 vezes.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jun 2020 28 00:26

Re: (ITA-2019) Isoméria

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá ASPIRADEDEU,

Não há fórmula mágica para esse tipo de questão é presta atenção nas estruturas e desenhar todas as moléculas possíveis. O melhor jeito para ficar craque nisso é pegar um monte de fórmulas aleatórias e achando todos os isómeros delas (pode incluir também isômeros ópticos e geométricos para dificultar as coisas). Assim, ficamos com 8 isômeros totais, desconsiderando estereoisômeros (porque são isômeros estruturais, ou seja, suas diferenças estão na conectividade dos átomos e não na sua orientação espacial que são os estereoisômeros):
KingDraw200612222931(1).JPEG
KingDraw200612222931(1).JPEG (9.79 KiB) Exibido 3779 vezes
"Explicação passo a passo, pq questão ITA é ITA kkkk/". Cara, as questões do IME são muito mais difíceis, na minha opinião, que as do ITA. Além disso, não é porque são questões do ITA que serão automaticamente difíceis, geralmente elas são bem simples de resolver (as objetivas), porém algumas são "rodapé" que você só encontra a resposta em um livro e em uma determinada parte de um capítulo, ou seja, questão que serve mais para diminuir sua pontuação. Estou me baseando na prova de Química que é a que eu tenho mais familiaridade.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”