Química Orgânica(UFPR – 2017) Tautomeira Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 21 14:22

(UFPR – 2017) Tautomeira

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente. Sup 8). Seria válido dizer que poderia ser incluso no gabarito o meu tautômero? Eu até sei que esse composto existe¹, mas não sei se ele pode existir em equilíbrio advindo da tautomeria da ciclohexan-1,3,5-triona.
Eis o composto:
30.png
30.png (5.76 KiB) Exibido 3087 vezes
¹ <https://en.wikipedia.org/wiki/Phloroglucinol>
UFPR 2017 — Isomeria é o fenômeno associado quando mais de uma substância apresenta a mesma fórmula molecular, mas difere estruturalmente quanto à disposição dos átomos na molécula. Entre as possibilidades de ocorrência desse fenômeno, as isomerias de função e geométrica são muito importantes na química orgânica. A tautomeria é um caso particular de isomeria de função, envolvendo um enol (R—CH=C(OH)—R) que se encontra em equilíbrio com seu tautômero carbonilado (R—CH₂—C(O)—R). A isomeria geométrica, por sua vez, depende da disposição relativa dos átomos ligados aos carbonos de uma ligação dupla carbono-carbono, conhecido como isomeria cis-trans.

a) A ciclohexan-1,3,5-triona, mostrada a seguir, possui um tautômero. Apresente a estrutura do composto presente em equilíbrio.
26.png
26.png (15.3 KiB) Exibido 3087 vezes
b) Os ácidos fumárico e maleico são isômeros geométricos que possuem fórmula molecular HO₂C—HC=CH—CO₂H. O ácido fumárico é o isômero trans. Apresente as fórmulas estruturais espacias (notação em bastão) dos ácidos fumárico e maleico. Indique claramente a geometria e identifique as moléculas do ácido fumárico e do maleico.

PS.: tem o pequeno errinho o gabarito. Carbono fazendo 5 ligações.

Gabarito:
27.png
27.png (196.76 KiB) Exibido 3087 vezes
28.png
28.png (88.3 KiB) Exibido 3087 vezes

Última edição: anastacialina (Dom 21 Jun, 2020 14:23). Total de 1 vez.


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jun 2020 25 10:40

Re: (UFPR – 2017) Tautomeira

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá anastacialina,

Não se pode existir equilíbrio tautomérico com o composto que você apresentou porque ele apresenta ressonância por ter um anel benzênico. Seria energeticamente desfavorável você romper a aromaticidade do composto para voltar a formar a triona. Por isso, o equilíbrio só ocorre com 1 cetona indo a enol por vez.




Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 25 17:50

Re: (UFPR – 2017) Tautomeira

Mensagem não lida por anastacialina »

Antes que alguém venha me condenar: eu sei que quem escreve a Wikipédia somos nós. Então ela não possui tanto rigor assim. Afinal qualquer pessoa pode editá-la.
Ósmio, obrigado por responder. Mas um colega aqui do fórum pediu para eu dar uma olhada nessa página aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Floroglucinol
Estranhamente — ou não — é apresentado que a ciclohexan-1,3,5-triona tem como tautômero o benzeno-1,3,5-triol. Primeiro parágrafo, lá está. Você acha que estaria errado?


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jun 2020 26 13:03

Re: (UFPR – 2017) Tautomeira

Mensagem não lida por Ósmio »

anastacialina,

Eu acho que está correto. Apesar da aromaticidade, ocorre tautomerismo. Eu inicialmente tive a mesma resposta que você, mas ao ver o gabarito tentei encontrar alguma justificativa para só haver 1 por vez. Desculpa por ter confiado no gabarito.



Avatar do usuário
gatsssby
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Seg 29 Mai, 2023 19:34
Última visita: 27-09-23
Ago 2023 17 22:48

Re: (UFPR – 2017) Tautomeira

Mensagem não lida por gatsssby »

Sei que estou bem atrasado mas gostaria de ajudar quem mais tiver essa dúvida.

A resposta da anastacialina infelizmente não está correta pois a tautomeria segue a seguinte regra:
o tautômero de um enol primário sempre será um aldeído
o tautômero de um enol secundário sempre será uma cetona
e vice versa.

Como o composto dado é uma cetona, seu tautômero será um enol secundário. (Hidroxila ligada a um carbono secundário insaturado)

E, é importante sempre lembrar que, em uma fórmula estrutural, quando pudermos mudar a posição dos elétrons sem mudar a posição dos átomos (anel aromático, por exemplo), a estrutura real não será nenhuma das estruturas obtidas, mas sim um híbrido de ressonância daquelas estruturas.
(Ou seja, na prática, não são ligações duplas intercaladas, mas sim um híbrido entre ligações simples e duplas, o que não configura um enol secundário, apesar da aparência)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UFPR 2020 física help!!
    por Erivaldo » » em Física I
    1 Respostas
    1719 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem UFPR (2020) - Trajetória em superfície de cubo
    por matjevs » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1445 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem UFPR (2020) - Trajetória em superfície de cubo
    por matjevs » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    709 Exibições
    Última msg por JohnnyEN
  • Nova mensagem (UFPR) - equilíbrio químico
    por Mariana0423 » » em Química Geral
    1 Respostas
    686 Exibições
    Última msg por joaopcarv
  • Nova mensagem (UFPR - 2021) Geometria Espacial
    por MORANGA » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    645 Exibições
    Última msg por lookez

Voltar para “Química Orgânica”