Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Química Orgânica(PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 11 18:15

(PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, pessoas. O meu livro (Química 2, Poliedro, 2018... coff, coff... pdf) diz o seguinte:
96.png
96.png (94.79 KiB) Exibido 9209 vezes
Moral da história, se você não estiver afim de ler: "Nos hidrocarbonetos de cadeia mista (aberta e fechada), o ciclo ou anel é considerado a cadeia princial."

Bem, essa questão não tratou o "anel aromático" com cadeia princial. Mas sim uma sequência de 5 carbonos. Eu acertei essa questão, pois vi que não havia a possibilidade de termos o "benzeno" como cadeia principal nas alternativas. Quem está errado? Poliedro ou PUC-PR? Ou niguém está errado, apenas falta contexto? Além do mais se fôssemos tratar o "benzeno" como cadeia principal teríamos como ramificação esse trambolho aqui, que eu nem sei denominar:
94.png
94.png (18.87 KiB) Exibido 9209 vezes

PUC–PR — O composto:
95.png
95.png (12 KiB) Exibido 9209 vezes
Apresenta, como nomenclatura oficial, o seguinte nome:

a) 1,2,2,3,4-pentametil-2-fenilbutano

b) 2,3,4,4-tetrametil-3-fenilpentano

c) 2,2,3,4-tetrametil-3-fenilpentano

d) 2,2,3-trimetil-3-etiloctano

e) 2,2-dimetil-3-isopropil-3-fenilbutano
Resposta

C

Editado pela última vez por anastacialina em 11 Jun 2020, 18:42, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Jun 2020 11 18:48

Re: (PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá anastacialina,

Não existe uma regra muito clara, mas quando uma cadeia contêm muitas ramificações ou grupos funcionais ou a cadeia ligada é longa (mais de 6 carbonos), formando um substituinte complexo, o benzeno é tratado como substituinte. Então aparentemente está correto o enunciado e as opções. Vamos a nomenclatura então:
KingDraw200611183850.JPEG
KingDraw200611183850.JPEG (15.43 KiB) Exibido 9201 vezes
Fenil é quando o anel se liga diretamente a cadeia e benzil é quando um grupo metila ligado ao anel se liga a cadeia principal. Também circulei as ramificações.

A resposta ao final será: 3-fenil-2,2,3,4-tetrametil-pentano. A resposta mais próxima é a C. Acho que o único erro está na posição das ramificações no nome. M vem depois de F (até onde sei, né?) Então primeiro deveria ser fenil e depois metil (tetra, di, tri, terc, sec... não são levados em consideração, somente neo e iso). Mas tirando isso não vejo mais nenhum erro.

Se você iniciasse por baixo, teríamos para o fenil, 3 e para os grupos metila 2,3,4,4, ou seja, um número maior para as ramificações.


Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 13 06:36

Re: (PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico

Mensagem não lida por anastacialina »

Ósmio, muito obrigada. Não respondi antes pois fiz essa pergunta no fim do meu dia de química, que só se repete hoje. Então, até que sim; benzeno com grupo principal, okay. Cadeia longa, substituinte meio complexo também rola ele como fenil. ♥♥♥
PS: eu esqueci antes, e não dá mais para editar
Mensagem alternativa a fim de faciliar a busca posterior em motores de busca, dado que esta questão possui poucos termos peculiares que facilitam a distinção: PUC–PR — O composto: tec-butil metil c isopropil fenil a) 1,2,2,3,4-pentametil-2-fenilbutano b) 2,3,4,4-tetrametil-3-fenilpentano c) 2,2,3,4-tetrametil-3-fenilpentano d) 2,2,3-trimetil-3-etiloctano e) 2,2-dimetil-3-isopropil-3-fenilbutano
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

liastudies
Avançado
Mensagens: 118
Registrado em: 04 Fev 2023, 11:11
Última visita: 03-04-24
Mar 2023 09 10:46

Re: (PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico

Mensagem não lida por liastudies »

Qual seria a cadeia principal desse composto?
Avatar do usuário

titofaria
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Nov 2023, 03:21
Última visita: 02-11-23
Nov 2023 02 03:43

Re: (PUC–PR) Nomenclatura de composto orgânico

Mensagem não lida por titofaria »

Camarada, como a pergunta tem bastante tempo, desejo que você já tenha passado no vestibular, porém o que você apresentou aí é o caso de vestibular desatualizado. Antes de 2013 (ou seja, na versão de 2005 da IUPAC) eram esses os compostos que a nomenclatura mais sofria em nomear, portanto adotava-se a regra de "maior simplicidade" na qual radicais fenil, benzil e outros mais complexos, deveriam configurar como radicais sempre que a escolha deles como cadeia principal afetasse a complexidade do nome.

Contudo, a nova nomenclatura de 2013 decidiu atacar principalmente casos como este e, agora, o composto da questão tem como cadeia principal o anel benzênico pois este tem a cadeia fechada (também ganha em insaturações e número de carbonos, mas isso não importa pois cadeia fechada é agora a segunda prioridade para escolher cadeias principais, perdendo apenas para cadeias com Grupos Funcionais).

Ou seja, seu material está mais atualizado que a questão e de fato a cadeia fechada é a principal. Mas qual seria a nomenclatura do composto de acordo com a IUPAC 2013? A IUPAC 2013 aceitaria algumas, mas a chamada Prefered IUPAC Name (PIN) é:

(2,2,3,4-tetrametilpentan-3-il)benzeno

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Nomenclatura do Composto Orgânico
    por padeirobj » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    1053 Exibições
    Última mensagem por weder
  • Nova mensagem Ufam (2009) - Nomenclatura de composto orgânico
    por Albe » » em Química Orgânica
    2 Respostas
    1155 Exibições
    Última mensagem por Albe
  • Nova mensagem Número de oxidação em composto orgânico
    por CláudiaR » » em Química Orgânica
    0 Respostas
    999 Exibições
    Última mensagem por CláudiaR
  • Nova mensagem Composto orgânico
    por FISMAQUIM » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    1025 Exibições
    Última mensagem por Ósmio
  • Nova mensagem Solvente orgânico
    por FISMAQUIM » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    1111 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw

Voltar para “Química Orgânica”