Página 1 de 1

(ENEM) Química orgânica

Enviado: Dom 01 Set, 2019 10:54
por thetruthFMA
(ENEM-2010) Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:
images-3.png
images-3.png (8.08 KiB) Exibido 7157 vezes
A molécula do 2,3,7,8 - TCDD é popularmente conhecida pelo nome ‘dioxina’, sendo a mais tóxica dos 75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.

FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química 
Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 2001 (adaptado).

Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter:
a) básico, pois a eliminação de materiais alcalinos é mais lenta do que a dos ácidos. 
b) ácido, pois a eliminação de materiais ácidos é mais lenta do que a dos alcalinos. 
c) redutor, pois a eliminação de materiais redutores é mais lenta do que a dos oxidantes. 
d) lipofílico, pois a eliminação de materiais lipossolúveis é mais lenta do que a dos hidrossolúveis. 
e) hidrofílico, pois a eliminação de materiais hidrossolúveis é mais lenta do que a dos lipossolúveis.
Resposta

D
como é a simetria? e o que explica essa simetria? posição do carbono, talvez cis e trans, ou eletronegatividade entre C e H ou a massa por ser grande causa menor rompimento por ter menor ponto de ebulição?

Re: (ENEM) Química orgânica

Enviado: Ter 03 Set, 2019 01:29
por Nickds
Essas isomerias seriam de posição já que existem 4 cloros (ou seja, o cloro pode mudar de lugar, ir para outro carbono na cadeia), ou um isômero meso. E quanto maior a massa, maior o ponto de ebuliçao.

Re: (ENEM) Química orgânica

Enviado: Ter 03 Set, 2019 10:17
por Fotoeletrico
Vale ressaltar que o composto é apolar pelo fato de ter um momento dipolar igual a 0. Dessa forma, ele interage com compostos lipossolúveis.