Química OrgânicaUNEB 2018 - características dos compostos orgânicos Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Dez 2018 01 11:28

UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem não lida por Liss15 »

Oi, galera!! Poderia me ajudar nessa questão abaixo? Eu não compreendi o porquê da 02 e a 03 estarem falsas. E nem o gabarito. Agradeço desde já!
dddd.jpg
dddd.jpg (7.56 KiB) Exibido 1837 vezes
Os recursos naturais continuam sendo importantes fontes de substâncias e precursores com grande potencial terapêutico, não apenas pelo grande número de espécies vegetais com propriedades medicinais inexploradas, mas principalmente pela variedade de metabólitos primários e secundários por elas sintetizados. Os principais compostos antioxidantes extraídos do alecrim e do gengibre são o ácido carnósico e o 6-gingerol, respectivamente, conforme estrutura química. Sobre a química dessas substâncias, é correto afirmar:

01) As moléculas de ácido carnósico e de 6-gingerol possuem os grupos funcionais característicos de álcoois e de ácidos carboxílicos.
02) Quando as duas substâncias atuam como antioxidantes, o estado de oxidação do carbono diminui.
03) A presença de carbonos quaternários propicia a atividade antioxidante do ácido carnósico e do 6-gingerol.
04) A reação de radicais livres com ácido carnósico ou 6-gingerol é uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry.
05) A atividade antioxidante das substâncias está associada ao grupo fenólico, presente nas estruturas das moléculas.
Resposta

gab:05



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Dez 2018 01 11:58

Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Liss,
As moléculas antioxidantes, para impedir que radicais livres oxidem moléculas importantes do organismo, acabam se oxidando para pegar esses radicais e neutralizá-los efetuando ligações químicas. Então imagine: como os radicais fazem com que moléculas se oxidem (doem elétrons) e os antioxidantes acabam assumindo esse lugar de ser oxidado, o carbono que será ligado ao ânion terá seu estado de oxidação aumentado já em uma oxidação o nox aumenta. Logo, a 2 é falsa.

Se não estou enganado, a segunda estrutura nem tem carbono quartenário. Fora que a atividade antioxidante é propiciada pela espécie carbônica capaz de atrair mais o ânion que vai oxidar a molécula. Para isso, deve haver estrutura bem atraente no termo de reatividade.

O gabarito deve-se ao fato de a 05 ser a única correta. Não sei o motivo do grupo fenólico interferir na atividade antioxidante, deve ser pela questão da reatividade, mas das funções das moléculas, a única em comum é o Fenol.

Última edição: Brunoranery (Sáb 01 Dez, 2018 11:59). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Dez 2018 01 12:08

Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem não lida por Liss15 »

Olá, Brunoranery!!

Muito obrigada por responder!
Pera aí
eu escrevi errado. Eu não entendi foi a 04. Porque ela está falsa?
Última edição: Liss15 (Sáb 01 Dez, 2018 12:10). Total de 1 vez.


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Dez 2018 03 17:54

Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Então, na reação que ocorre com o antioxidante há a transferência de elétrons, e não de H+. Portanto, pode até ser uma reação ácido-base de Lewis, mas de Brownsted Lowry, na qual há transferência de H+, não.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”