Química OrgânicaQuímica Geral e Organica teórica

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gerlanmatfis
Veterano
Mensagens: 338
Registrado em: Sex 01 Set, 2017 19:08
Última visita: 11-09-18
Nov 2017 25 10:16

Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por gerlanmatfis »

Mostre como o ácido pentanóico pode ser preparado a partir de cada um dos compostos abaixo. Descreva todos os mecanismos envolvidos em cada etapa

a) 1- Pentanol

b) 1- Bromobutano


c) 5-Deceno

d) Pentanal




alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Nov 2017 25 12:03

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por alevini98 »

a)
Oxidação enérgica, em meio quente e ácido, com dicromato de potássio.
O grupo hidroxila é oxidado à carbonila.

b)
Essa aqui não lembro, vou pesquisar e ver se encontro.

c)
Oxidação enérgica, em meio quente e ácido, com dicromato de potássio.
O hidrocarboneto é quebrado na insaturação, formando duas "pontas", que serão oxidadas a carbonilas.

d)
Oxidação enérgica, em meio quente e ácido, com dicromato de potássio.
A função aldeído é oxidada à carboxila.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
gerlanmatfis
Veterano
Mensagens: 338
Registrado em: Sex 01 Set, 2017 19:08
Última visita: 11-09-18
Nov 2017 25 12:08

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por gerlanmatfis »

Amigo, será que não seria preciso representar através de mecanismos de reação , ou seja, por meio de esquemas????



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Nov 2017 25 12:49

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por undefinied3 »

A B pode ser por substituição nucleofílica com CN- seguida de hidrolise em meio ácido.

Quanto aos mecanismos, que eu saiba, não são ilucidados para oxidações enérgicas, então não dá pra mostrar de fato o que ocorre. Você pode optar, no entanto, por ozonólises no lugar das oxidações enérgicas, porém sem a presença de zinco para impedir a oxidação posterior pela água oxigenada que é formada.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gerlanmatfis
Veterano
Mensagens: 338
Registrado em: Sex 01 Set, 2017 19:08
Última visita: 11-09-18
Nov 2017 25 13:05

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por gerlanmatfis »

Obrigado, professor. Essa é a resposta da letra B?



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Nov 2017 25 13:40

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por undefinied3 »

Sim.

O mecanismo se dá exclusivamente por [tex3]SN_2[/tex3] porque é um haleto primário. O par de elétrons do [tex3]CN^-[/tex3] ataca o carbono ligado ao bromo, ao passo que o bromo puxa os elétrons do carbono e sofre a substituição.
Então fazemos uma hidrólise em meio ácido, que ocorre basicamente da mesma maneira que uma adição Markovinikov catalisada por ácido: uma das ligações entre o carbono e o nitrogênio ataca o [tex3]H^+[/tex3] formando a ligação [tex3]NH[/tex3] ao passo que forma também um carbocátion. Posteriormente o par de elétrons do oxigênio da água presente no meio ataca o carbocátion, formando [tex3]C-O^+H_2[/tex3] , que se estabiliza liberando um dos hidrogênios e, portanto, restaurando o catalisador [tex3]H^+[/tex3] .
Uma primeira adição formará um enol: OH ligado a carbono com dupla. Isso tautoremiza e dá origem a uma amida. A amida novamente pode ser hidrolisada em um mecanismo um pouco mais chatinho: a uma das ligações O-C da carbonila ataca o [tex3]H^+[/tex3] , formando [tex3]OH[/tex3] e um carbocátion, que novamente a água ataca num processo idêntico ao explicado anteriormente. Em seguida, o par de elétrons do nitrogênio ataca um dos hidrogênios do [tex3]O^+H_2[/tex3] , de modo que agora o carbono esstá ligado a dois grupos OH e um grupo [tex3]NH_3^+[/tex3] , que está instável e acaba saindo do carbono, formando novamente um carbocátion e a amônia, agora estável. O carbocátion, instável e ligado a duas hidroxilas irá fechar uma dupla com um dos carbonos, formando então a função ácido, pois teremos COOH, liberando um [tex3]H^+[/tex3] no meio, restaurando o catalisador. A amônia, por ser básica, acaba reagindo com o [tex3]H^+[/tex3] e formando [tex3]NH_4^+[/tex3] no meio reacional.
Anexos
Sem título.png
Sem título.png (20.52 KiB) Exibido 1755 vezes


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gerlanmatfis
Veterano
Mensagens: 338
Registrado em: Sex 01 Set, 2017 19:08
Última visita: 11-09-18
Nov 2017 25 14:05

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por gerlanmatfis »

professor, esses esquemas de reação é preciso fazer nas outras questões???

se for preciso, me ajude nas outras, por favor!



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Nov 2017 25 14:15

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por undefinied3 »

As outras não dá pra detalhar os elétrons como eu expliquei. O que você pode fazer é só colocar o reagente e a seta com [O] em cima e [tex3]H^+[/tex3] em baixo, semelhante ao que eu fiz acima.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gerlanmatfis
Veterano
Mensagens: 338
Registrado em: Sex 01 Set, 2017 19:08
Última visita: 11-09-18
Nov 2017 25 14:55

Re: Química Geral e Organica teórica

Mensagem não lida por gerlanmatfis »

Professor é que eu não sei fazer... Eu tou tentar ajudar um amigo... O senhor poderia poderia as reações pra mim por favor




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”