Química Orgânica(UFGD-2009) Isomeria Geométrica Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2017 09 12:07

(UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por Liliana »

Qual a relação entre a substância 1 e as representações estéricas (a-f) abaixo?
isomeria.JPG
isomeria.JPG (13.44 KiB) Exibido 1741 vezes
(A) A substância 1 guarda relação enantiomérica com a e d e diastereoisomérica com as demais estruturas.
(B) A substância 1 guarda relação enantiomérica com a e f.
(C) As estruturas b e c representam estereoisômeros de 1.
(D) A substância guarda relação enantiomérica com a e e.
(E) As estruturas a, b, c, d, e, f representam enantiômeros de 1.

Por que não é a B?




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2017 09 13:20

Re: (UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por undefinied3 »

Porque f é a meesma molécula que 1. Se você pegar a substância 1, rodar 90 graus no sentido anti-horário (de modo que o OH fique no topo e o [tex3]CO_2H[/tex3] no lugar daquele hidrogênio), e então girar a molécula ao longo do eixo da ligação OH, você conseguirá obter exatamente a estrutura da f, o que descaracteriza enantiomeria.
Ou então faça a projeção de Fischer da 1 e note que ela é um isômero S. Fazendo a mesma coisa pra f, vai dar S também.
Anexos
Sem título.png
Sem título.png (11.45 KiB) Exibido 1737 vezes

Última edição: undefinied3 (Sáb 09 Set, 2017 13:20). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2017 18 16:38

Re: (UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por Liliana »

Eu entendi a f, com um pouco de dificuldade, mas entendi. Mas, tentando resolver novamente, parece que a a é igual a c, d e e. Se não for pedir muito, você pode me dizer por que a a é enantiômero, e as outras não, fazendo um favor?
Tô com bastante dificuldade nessa questão...



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2017 18 17:11

Re: (UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por undefinied3 »

Ok, posso, mas antes me diga se você sabe classificar como isômero R ou S, porque se souber vou fazer por esse caminho, se não vamos ter que pensar em algum jeito de rodar as moléculas até virar a outra pra provar a superposição, e explicar isso só por texto não vai ser fácil.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2017 21 11:13

Re: (UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por Liliana »

Isômero R ou S?
Seria o mesmo que dextrógiro e levógiro?
Nunca ouvi falar em R ou S...
Eu posso tentar me aprofundar em outros materiais, por que na apostila que eu uso, fala em dextrógiro e levógiro, mas não em R e S...



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2017 21 21:36

Re: (UFGD-2009) Isomeria Geométrica

Mensagem não lida por undefinied3 »

Não é dextrógiro ou levógiro não, é outra coisa.
Comparando a e c: pegue a "a", gire de modo a colocar o H3C no palitinho de cima e gire um pouco a molécula em torno do eixo vertical de modo que o H ficará no palitinho de lá <- (onde inicialmente encontra-se o H3C). O CO2H vai ficar onde inicialmente encontra-se o H. Veja que é impossível sobrepor a com c, então não são a mesma molécula.
A d é idêntica a c, então não há o que dizer sobre ela.
Comparando a com e: ela já é a resposta. De fato, pra ser a resposta, devemos ter a=e, o que é imediato ao compararmos e com c, pois já provamos que a é diferente de c, então se e for diferente de c, a=e. Basta rotacionar a molécula em torno do eixo do CH3 para colocar o H no palitinho de lá <- e o CO2H e OH não irão corresponder às posições deles mesmos na molécula C. Assim, e é diferente de c, e portanto igual a.
Se ainda não conseguiu visualizar, então não há mais o que eu fazer se você não estudar isomeria R e S para eu poder classificar cada composto pela projeção de Fischer. Mas isso não é algo cobrado em vestibulares normais, não ache estranho sua apostila não cobrar o assunto.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”