Química OrgânicaNomenclaturas dos hidrocarbonetenos Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
magben
Imperial
Mensagens: 548
Registrado em: Qui 27 Set, 2018 20:27
Última visita: 08-04-24
Jun 2022 28 14:54

Nomenclaturas dos hidrocarbonetenos

Mensagem não lida por magben »

Como fica o nome desses hidrocarbonetos de acordo com as regras oficiais da IUPAC? Queria uma explicação, não só a resposta!
Capturar.JPG
Capturar.JPG (15.76 KiB) Exibido 481 vezes




lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jul 2022 10 16:00

Re: Nomenclaturas dos hidrocarbonetenos

Mensagem não lida por lmtosta »

magben,


Antes de tudo, peço aos colegas que me corrijam se eu estiver errado, pois estou afastado da área por mais de 10 anos e posso estar desatualizado quanto às regras da IUPAC!!!!!!!!!

Primeiramente, para nomear um composto orgânico, é necessário encontrar a cadeia carbônica principal, dentre as várias cadeias carbônicas possíveis!!!!!!!!

Na letra "a", podemos identificar pelo menos 5 cadeias carbônicas distintas: uma "linear"/sequencial "reta" com 7 carbonos em série começando a contar da esquerda para a direita, uma "ramificada" com o grupo CH3 para cima com 6 carbonos ligados, 3 "ramificadas" contendo o carbono ligado à cadeia "linear" e a outros 3 CH3 para baixo a partir do 4º carbono com 6 carbonos em cada uma das 3 cadeias possíveis com cada CH3, totalizando as 5 cadeias mencionadas!!!!!!!!!

Se considerarmos as cadeias contabilizando da direita para esquerda, teremos outras possibilidades, como a cadeia "linear"/sequencial "reta" com 7 carbonos em série da direita para a esquerda, uma cadeia "ramificada" no grupo CH3 para cima com 4 carbonos, e outras 3 cadeias "ramificadas" para baixo no 4º carbono similar ao caso anterior de contagem da esquerda para a direita!!!!!!!!!

A cadeia carbônica principal é aquela que apresenta o maior número de carbonos ligados entre si possível sendo, portanto, aquelas de 7 carbonos da esquerda para direita e da direita para a esquerda as candidatas à categoria!!!!!!!!!

Selecionamos então aquela cujos radicais (grupamentos que se ligam à cadeia carbônica principal) encontram-se mais próximos do início da cadeia, neste caso. Logo, a cadeia carbônica principal será aquela de 7 carbonos ligados "linearmente", contabilizados da direita para a esquerda!!!!!!!!

Notadamente, temos 2 radicais ligados à cadeia principal: o radical metil no carbono 3 e um radical maior e mais complexo no carbono 4!!!!!!!!!!

Quanto ao radical no carbono 4, temos um átomo de carbono central ligado a 3 outros átomos de carbono, formando um conjunto maior à base de 4 carbonos!!!!!!!!!!

Quando temos radicais com 1 carbono, o prefixo da nomenclatura é "met" (como em "metil", CH3). Para 2 carbonos, "et" (como em "etil", CH3CH2). Para 3 carbonos, "prop" (como em "propil"). Para 4 carbonos, "but" (como em "butil"). Para 5 carbonos, "pent" (como em "pentil"), e assim por diante!!!!!!!!!

O radical metil, ligado ao carbono 3, é um radical simples, formado por um carbono e três hidrogênios, enquanto que o radical ligado ao carbono 4 é um radical composto, de maior complexidade!!!!!!!!!

Se o carbono central do radical ligado ao carbono 4 estivesse ligado a apenas um outro carbono no próprio radical, teríamos o prefixo "iso" para o radical. Se ligado a 2 carbonos no próprio radical, teríamos o prefixo "sec" e se ligado a 3 carbonos no próprio radical, teríamos o prefixo "terc"!!!!!!!!

Como o radical do carbono 4 contém 4 carbonos (prefixo "but", de "butil") e o carbono central está ligado a outros 3 carbonos do próprio radical, logo teremos o prefixo "terc" combinado com o "butil", conferindo a denominação de "terc-butil" ou "terc-butila"!!!!!!!!!!

Por fim, seguindo as regras de prefixo IUPAC, o fato de termos um Alcano, com sufixo "an" pelas regras, e os radicais já mencionados até aqui, localizamos o carbono a qual pertence cada radical com uma contagem da direita para a esquerda e denominamos o composto de:

3-metil-4-terc-butil-heptano!!!!!!!!!!!

Referência aos carbonos 3 e 4 da cadeia principal!!!!!!!!!!

Letra "b": grafia em bastão!!!!!!!!!

Usando os métodos mencionados para a letra "a", a cadeia carbônica principal é a que contém 9 carbonos ligados carbono com carbono, ramificando para baixo próximo da extremidade direita!!!!!!!!!

Desta vez temos 1 radical metil no carbono 2, outro radical metil no carbono 3 e 2 radicais metil no carbono 7!!!!!!!!

Portanto, o nome fica:

2,3-metil-7,7-dimetil-nonano!!!!!!!!!

Letra "c": grafia em bastão!!!!!!!!!

Pelos mesmos motivos, teríamos:

2,3,8-metil-6-terc-butil-nonano!!!!!!!!!

Penso que seja isso, mas se algum colega desejar, pode tecer comentários à vontade!!!!!!!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”