Química Orgânica(Cespe/Unb) Hibridização do Carbono Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 21 11:12

(Cespe/Unb) Hibridização do Carbono

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Os átomos de carbono do anel benzênico da aspirina(ácido acetilsalicílico) ligados alternadamente por ligações simples e duplas com hibridização sp2 e sp3 , respectivamente, apresentam distâncias diferenciadas entre si.
A) Certo
B) Errado
Resposta

ERRADO
Anexos
b.jpg
b.jpg (5.25 KiB) Exibido 1637 vezes




Avatar do usuário
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Abr 2018 21 14:54

Re: (Cespe/Unb) Hibridização do Carbono

Mensagem não lida por Lucabral »

Home, Veja que no anel benzênio só existe átomos de carbonos com hibridização sp2 (2 simples e 2 duplas).



-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 21 15:46

Re: (Cespe/Unb) Hibridização do Carbono

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Lucabral, Olá. Eu pensei nisso também e marquei Errado, mas fiquei encabulado, pois vi um comentário que não citava isso: O benzendo é o composto mais simples a apresentar o fenômeno da aromaticidade. Caracterizada por haver um anel, que apresenta uma estabilidade maior do que a esperada para a sua composição. Isso se deve aos elétrons que circulam pela sua cadeia. O benzeno possui duas formas de ressonância aceitáveis que, para melhor entendimento, digamos que se alternam e assim estabilizam todas as ligações. Um das provas dessa alternância entre as formas é que todas as ligaçõescarbono-carbono do benzeno, ou seja, de configuração sp, são do mesmo tamanho. Um comprimento intermediário entre a dupla ligação e a ligação simples. Por isso a estrutura mais provável de um benzeno é uma mistura entre suas duas formas de ressonância. Aí fiquei com dúvida se eu tava certo mesmo. Obrigado. :):D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Orgânica”