Física IIICarga elétrica

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
simonecig
Elite
Mensagens: 185
Registrado em: Sáb 18 Jul, 2020 16:03
Última visita: 06-03-23
Mai 2021 07 17:53

Carga elétrica

Mensagem não lida por simonecig »

Uma experiência interessante está associada ao fato de colocarmos uma bola de metal, possuindo carga elétrica -Q, sendo que a mesma está presa por um fio no interior de uma fina casca esférica condutora neutra, conforme figura a seguir.

A bolinha encontra-se em uma posição não concêntrica com a casca esférica.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde a uma situação física verdadeira.

Screenshot_20210507-174951632_1.jpg
Screenshot_20210507-174951632_1.jpg (21.92 KiB) Exibido 563 vezes
a. Se o fio for de material isolante, a bolinha trocará cargas elétricas com a casca esférica, tornando-se neutra e produzindo uma carga total -Q na casca esférica, a qual ficará distribuída uniformemente sobre a parte externa da casca, conforme representação na figura 2.

b. Se o fio for de material isolante, haverá campo elétrico na região interna da casca esférica devido à carga -Q da bolinha, porém não haverá campo elétrico na região externa à casca esférica neutra.

c. Se o fio for de material condutor, a bolinha trocará cargas elétricas com a casca esférica, tornando-se neutra e produzindo uma carga total -Q na casca esférica, a qual ficará distribuída uniformemente sobre a parte externa da casca, conforme representação na figura 2.

d. Se o fio for de material isolante, a bolinha não trocará cargas elétricas com a casca esférica condutora, porém induzirá uma carga total +Q na casca, a qual ficará distribuída sobre a parte externa da casca, assumindo uma configuração conforme representação na figura 1.

e. Se o fio for de material condutor, haverá campo elétrico nas regiões interna e externa da casca esférica, devido às trocas de cargas entre a bolinha e a casca esférica.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”