Existem diferentes modelos de carros elétricos – todos têm em comum, claro, um motor movido a eletricidade. Mas a eletricidade pode vir de diferentes fontes: de baterias, da queima de combustíveis tradicionais, como a gasolina, ou da reação química do gás hidrogênio. Dos modelos já testados até agora, o carro elétrico movido a hidrogênio é o mais viável. Além de ter emissão de poluentes zerada, ele já tem uma performance compatível com a dos carros tradicionais. Um protótipo de carro movido a hidrogênio foi submetido a um teste em uma pista de provas. Sabe-se que o protótipo tem um tanque de combustível ([tex3]H_{2}^{}[/tex3]
) com capacidade igual a 164 litros e percorre 22 metros para cada mol de [tex3]H_{2}^{}[/tex3]
consumido. No início do teste, a pressão no tanque era de 600 atm e a temperatura igual a 300 K. Sabendo que, no final do teste, a pressão no tanque era de 150 atm e a temperatura permaneceu igual a 300 K, calcule a distância, em km, percorrida pelo protótipo.
Dados: [tex3]M_{H2}^{}[/tex3]
= 2 g/mol e R = 0,082 atm.L/mol · K.
a) 600 km
b) 88 km
c) 22 km
d) 66 km
e) 31 km
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa".
- Albert Einstein