Física IIICampo Elétrico

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
JBelford
sênior
Mensagens: 44
Registrado em: Seg 17 Ago, 2020 08:32
Última visita: 22-07-21
Localização: Salvador - BA
Abr 2021 14 20:10

Campo Elétrico

Mensagem não lida por JBelford »

Que raio deve ter uma esfera condutora, para produzir nas vizinhanças de sua superfície externa um campo elétrico de intensidade 103N/C, quando recebe 4,0 . 1011 elétrons? Sabe-se que a constante eletroestática do meio vale 1010 unidades do SI. e= 1,6 . 10-19
Resposta

0,8m
Minha dúvida é em relação ao campo elétrico dado. Não seria o campo nas proximidades, devendo então multiplicar por 2 para encontrar o campo na superfície da esfera? Até porque quando consideramos a esfera puntiforme utilizamos a distância como o raio, considerando, então, o campo na superfície, não? Alguém poderia me explicar essa questão e onde meu raciocínio está errado?



Canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCT3cl1_zq4rnVSyUDfdrCVA
Se te ajudei, inscreva-se, é gratuito!

jpedro09
2 - Nerd
Mensagens: 135
Registrado em: Sáb 22 Dez, 2018 19:02
Última visita: 14-04-24
Abr 2021 14 20:32

Re: Campo Elétrico

Mensagem não lida por jpedro09 »

JBelford escreveu:
Qua 14 Abr, 2021 20:10
Que raio deve ter uma esfera condutora, para produzir nas vizinhanças de sua superfície externa um campo elétrico de intensidade 103N/C, quando recebe 4,0 . 1011 elétrons? Sabe-se que a constante eletroestática do meio vale 1010 unidades do SI. e= 1,6 . 10-19
Resposta

0,8m
Minha dúvida é em relação ao campo elétrico dado. Não seria o campo nas proximidades, devendo então multiplicar por 2 para encontrar o campo na superfície da esfera? Até porque quando consideramos a esfera puntiforme utilizamos a distância como o raio, considerando, então, o campo na superfície, não? Alguém poderia me explicar essa questão e onde meu raciocínio está errado?
Quando o ponto considerado está nas vizinhanças, o campo elétrico é dado por: [tex3]\frac{K|Q|}{R^{2}}[/tex3] e não o campo da superfície que é dado por: [tex3]\frac{K|Q|}{2R^{2}}[/tex3] . Isso acontece, pois, na superfície, a carga interna é aproximadamente igual a metade da carga total. Daí você precisa usar [tex3]\frac{K|Q|}{R^{2}}[/tex3] para calcular o campo na vizinhança já que a carga interna é igual a carga total.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”