Física III(Fuvest) Campo elétrico resultante Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Set 2020 17 10:00

(Fuvest) Campo elétrico resultante

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente! Poderiam me ajudar na letra "c", pof favor. Ah... tome a resposta da letra "b" como E_PA = 6.250 V/m; E_PB = 3.125 V/m. Como eu saberia o vetor resultante se eu não tenho a ângulo entre eles?

That's all folks! ♥♥♥
Fuvest — Duas pequenas esferas metálicas, A e B, são mantidas em potenciais eletrostáticos constantes, respectivamente, positivo e negativo. As linhas cheias do gráfico na folha de resposta representam as intersecções, com o plano do papel, das superfícies equipotenciais esféricas geradas por A, quando não há outros objetos nas proximidades. De forma análoga, as linhas tracejadas representam as intersecções com o plano do papel, das superfícies equipotenciais geradas por B. Os valores dos potenciais elétricos dessas superfícies estão indicados no gráfico. As questões se referem à situação em que A e B estão na presença uma da outra, nas posições indicadas no gráfico, com seus centros no plano do papel.
84.png
84.png (141.85 KiB) Exibido 1778 vezes
a) Trace, com caneta, em toda a extensão do gráfico da folha de respostas, a linha de potencial V = 0, quando as duas esferas estão nas posições indicadas. Identifique claramente essa linha por V = 0.

b) Determine, em volt / metro, utilizando dados do gráfico, os módulos dos campos elétricos E_PA e E_PB criados, no ponto P, respectivamente, pelas esferas A e B.

c) Represente, em uma escala conveniente, no gráfico, com origem no ponto P, os vetores E_PA, E_PB e o vetor campo elétrico EP resultante em P. Determine, a partir desta construção gráfica, o módulo de EP, em volt / metro.

d) Estime o módulo do valor do trabalho τ, em joules, realizado quando uma pequena carga q = 2,0 nC é levada do ponto P ao ponto S, indicados no gráfico. (2,0 nC = 2,0 nanocoulombs = 2,0 x 10^(–9) C).

Gabarito (em forma de imagem, pois possui imagem em sua composição):
85.png
85.png (149.35 KiB) Exibido 1778 vezes



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jan 2021 14 18:53

Re: (Fuvest) Campo elétrico resultante

Mensagem não lida por Planck »

Olá, anastacialina.
anastacialina escreveu:
Qui 17 Set, 2020 10:00
Oi, gente! Poderiam me ajudar na letra "c", pof favor. Ah... tome a resposta da letra "b" como E_PA = 6.250 V/m; E_PB = 3.125 V/m. Como eu saberia o vetor resultante se eu não tenho a ângulo entre eles?

Como ele pediu uma representação no gráfico, não precisa se preocupar com isso, basta utilizar a regra do paralelogramo e uma escala com o gráfico. Vamos utilizar que:

[tex3]\mathrm{
1~cm : 3125 ~V/m
\\
1 ~cm :0,02~m
}[/tex3]

Desse modo, traçamos:

Captura de tela 2021-01-14 184659.png
Captura de tela 2021-01-14 184659.png (113.54 KiB) Exibido 1653 vezes

Matematicamente:

[tex3]\mathrm{
1~cm : 3125 ~V/m
\implies 2,5 ~cm : 7812,5~V/m}[/tex3]

Para ficar certinho, tive que imprimir o gráfico original e fazer com régua.




Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jan 2021 15 20:59

Re: (Fuvest) Campo elétrico resultante

Mensagem não lida por anastacialina »

Planck, nossa, até tinha me esquecido dessa. Muito obrigada. Tava estudando outro bagulho de física, he, he, por isso não respondi antes. ♥♥♥

"Para ficar certinho, tive que imprimir o gráfico original e fazer com régua."
Deve ter dado um trabalhão... nessa horas vocÊ poderia simplificar, assim não toma muito seu tempo.



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (IFSP) Campo elétrico e potencial elétrico
    por CherryBoy » » em Física III
    2 Respostas
    2251 Exibições
    Última msg por CherryBoy
  • Nova mensagem (FUVEST) - Campo Elétrico
    por nathaalia » » em Física III
    1 Respostas
    461 Exibições
    Última msg por AnthonyC
  • Nova mensagem Força resultante
    por giullia » » em Física I
    2 Respostas
    582 Exibições
    Última msg por giullia
  • Nova mensagem pH da solução resultante
    por Murilo9858 » » em Química Geral
    3 Respostas
    590 Exibições
    Última msg por Murilo9858
  • Nova mensagem Força resultante
    por Correia » » em Física I
    2 Respostas
    856 Exibições
    Última msg por Correia

Voltar para “Física III”