Física III(PSI 2019) Cargas Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Polímero17
Veterano
Mensagens: 301
Registrado em: Sex 07 Dez, 2018 23:31
Última visita: 30-08-23
Nov 2019 06 21:39

(PSI 2019) Cargas

Mensagem não lida por Polímero17 »

57. Uma carga elétrica sempre estará sujeita a forças quando estiver em qualquer região próxima de outra carga elétrica ou de um corpo eletrizado. Questões sobre como uma carga elétrica pode detectar a presença de outra, provocando atração ou repulsão ou como se dá essa interação entre elas persistiram por muitos anos. As forças de atração e repulsão eram explicadas como ação direta a distância entre cargas – algo como um processo “mágico” que permitisse que uma “carga” reconhecesse a outra. O inglês Michael Faraday (1791-1867) não aceitava esse modelo. A partir de observações da configuração das limalhas de ferro atraídas por um ímã, Faraday idealizou outro modelo, introduzindo o conceito de campo como uma região de influência sobre outros corpos. Para auxiliar a visualização do campo elétrico, Faraday introduziu a ideia de linhas de força – linhas imaginárias que indicam a direção e o sentido do campo elétrico na região onde ele existe.
Considere as seguintes afirmativas:

I. Quando uma partícula eletrizada com carga negativa é abandonada sob a ação exclusiva de um campo elétrico, ela movimenta-se no sentido da linha de força, dirigindo-se para pontos de menor potencial.

II. A intensidade do campo elétrico é maior na região de maior densidade de linhas de força e menor na região de menor densidade de linhas de força.

III. Duas linhas de força nunca se cruzam, pois se isso acontecesse teríamos dois vetores campo elétrico definidos em um mesmo ponto.

IV. Ao longo de uma linha de força, e no sentido dela, o potencial elétrico cresce.

Assinale a alternativa correta e justifique-a.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Resposta

c)
explique o porque das alternativas incorretas por favor




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 06 22:36

Re: (PSI 2019) Cargas

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá.

1. Quando abandonamos uma carga negativa num campo elétrico ela se dirige para pontos de maior potencial, percorrendo o sentido contrário ao das linhas de força. Pense na relação: o ponto de MAIOR potencial é onde estariam as cargas POSITIVAS, que ATRAEM as negativas.

2. Correta.

3. Correta

4. É definido que as linhas de força iniciam nas cargas positivas. Ao longo da linha de força o potencial eletrico diminui. Não tem muito o que explicar aqui, pois isso é uma "convenção".

Espero ter ajudado.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”