Física IIIENEM - Disjuntor e chuveiro Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
tekeromed
Junior
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb 17 Ago, 2019 13:10
Última visita: 28-02-20
Out 2019 07 12:42

ENEM - Disjuntor e chuveiro

Mensagem não lida por tekeromed »


Eu consegui achar a corrente máxima do chuveiro que é 31 AMPÉRE. Mas eu tô bugando em uma coisa. Tenho que comprar um disjuntor que desarme ANTES DE O CHUVEIRO CHEGAR NESSA CORRENTE MÁXIMA, ou seja,tirar 10% de 31. Mas o gabarito é 35A! Isso significa que o Disjuntor só desarma depois que o chuveiro já atinge e passa sua corrente máxima?


Um eletricista deve instalar um chuveiro que tem as especificações 220 V — 4 400 W a 6 800 W. Para a instalação de chuveiros, recomenda-se uma rede própria, com fios de diâmetro adequado e um disjuntor dimensionado à potência e à corrente elétrica previstas, com uma margem de tolerância próxima de 10%. Os disjuntores são dispositivos de segurança utilizados para proteger as instalações elétricas de curtos-circuitos e sobrecargas elétricas e devem desarmar sempre que houver passagem de corrente elétrica superior à permitida no dispositivo.

Para fazer uma instalação segura desse chuveiro, o valor da corrente máxima do disjuntor deve ser

20A.
25A.
30A.
35A.
40A.
Resposta

35A




Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: Qua 18 Nov, 2009 20:24
Última visita: 15-08-22
Out 2019 07 14:01

Re: ENEM - Disjuntor e chuveiro

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Não, você não deve calcular o disjuntor para abrir com menos do que a corrente máxima esperada do circuito, caso contrário ele sempre abrirá.
Você deve pensar que o disjuntor deve abrir quando se passar 10% a mais do esperado, e não 10% a menos, porque isso significaria que algo de errado aconteceu e que por segurança é melhor abrir o circuito.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”