Física IIICampo elétrico Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Abr 2019 19 11:34

Campo elétrico

Mensagem não lida por HenryInfa »

A figura representa um elétron atravessando uma região onde existe um campo elétrico. O elétron entrou nessa região pelo ponto X e saiu pelo ponto Y, em trajetória retilínea.
211662_pre.jpg
211662_pre.jpg (5.51 KiB) Exibido 3615 vezes
Sabendo que na região do campo elétrico a velocidade do elétron aumentou com aceleração constante, o campo elétrico entre os pontos X e Y tem sentido:

(A) De y para x com intensidade maior em y.
(B) De y para x com intensidade maior em x.
(C) De y para x com intensidade constante.
(D) De x para y com intensidade constante.
(E) De x para y com intensidade maior em x.

Dúvida: Se o elétron entra entre as placas na direção horizontal da direita para esquerda e aumenta a sua velocidade, é lógico pensar que a placa X é negativa e a placa Y é positiva. Logo, o elétron aumenta sua velocidade, pois assim que entra na região de campo, ele é atraído pela placa positiva. Portanto, como o campo elétrico sempre aponta para a região negativa, ele sai da placa y para x. Correto? Mas, por que com intensidade constante, e não com intensidade maior em x ou y?

Resposta

gab: c



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 19 12:33

Re: Campo elétrico

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Henry.

A questão não está bem formulada, pois não é dito se o campo elétrico é causado pela placas, mas para marcar o gabarito é necessário supor isso.

A gente considera que o campo elétrico gerado por uma superfície plana é praticamente uniforme com intensidade [tex3]\text{E} = \frac{\sigma }{2\epsilon}[/tex3] . Para esse exercício, como nós temos duas placas condutoras, o módulo do campo elétrico será dado por [tex3]\text{E}_1 + \text{E}_2 = \frac{|\sigma |}{2\epsilon} + \frac{|\sigma |}{2\epsilon} = \frac{|\sigma |}{\epsilon}[/tex3] . Perceba que ele não depende da distância entre as placas, mas sim da densidade superficial de cargas [tex3](\sigma)[/tex3] e do meio [tex3](\epsilon)[/tex3] , ou seja, tem intensidade constante entre [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] .

Última edição: MateusQqMD (Ter 23 Mar, 2021 09:46). Total de 1 vez.
Razão: arrumar vírgulas.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Mar 2021 23 09:29

Re: Campo elétrico

Mensagem não lida por Lars »

MateusQqMD, cara, eu não consegui entender uma coisa.
Pra haver uma aceleração, o sentido e direção de campo e força elétrica n teriam que ser o mesmo?
Na resposta, o campo sai de y p x e a fel na direção de x p y.
Geraria uma aceleração?
Abraço



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mar 2021 23 10:00

Re: Campo elétrico

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Lars

Acho que não existe essa relação.. penso que o movimento seja acelerado pois a força resultante (força elétrica) que age sobre o elétron atua no mesmo sentido da sua velocidade.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”