Física IIIUFV - Força Elétrica Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
physicist
Avançado
Mensagens: 101
Registrado em: Qua 28 Fev, 2018 16:01
Última visita: 30-03-19
Out 2018 20 13:53

UFV - Força Elétrica

Mensagem não lida por physicist »

Olá, boa tarde a todos, me deparei com uma questão que deu um nó na minha cabeça, vi algumas resoluções de questoes semelhantes porem não entendi absolutamente nada...

Se alguem puder explicar passo a passo mesmo, como tirar tais conclusoes ? e a questão esta levando em consideração apenas o lado esquerdo da imagem ? por que ? quando falo de lado esquerdo estou falando disso aqui (Imagem abaixo)
aaaaa2.png
aaaaa2.png (14.64 KiB) Exibido 1270 vezes
e por que não usaram todo o plano da imagem ? '-' nao entendi, espero que entendam o que quis dizer... valeu :mrgreen:

A questão diz :

Quatro cargas pontuais estão dispostas ao longo de uma linha nas configurações A,B e C conforme mostra a figura a seguir.Sabe-se que todas as cargas, exceto a carga "q0", estão fixadas rigidamente por nanoalfinetes neutros e invisíveis e que a carga "q0" é negativa e está em equilíbrio.
aaa.png
aaa.png (27.43 KiB) Exibido 1270 vezes
Em relação às cargas Q1, Q2 e Q3, é CORRETO afirmar que

a) Q1 > 0 , Q2 > 0 e Q3 > 0.
b) Q1 < 0 , Q2 > 0 e Q3 = 0.
c) Q1 > 0 , Q2 > 0 e Q3 = 0.
d) Q1 < 0 , Q2 < 0 e Q3 > 0.

Resposta

B




Avatar do usuário
Matheusrpb
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 504
Registrado em: Sex 09 Mar, 2018 17:55
Última visita: 04-12-23
Dez 2019 21 23:57

Re: UFV - Força Elétrica

Mensagem não lida por Matheusrpb »

physicist, boa noite !

Em todas as situações, a carga [tex3]q_0[/tex3] encontra-se no meio de duas cargas iguais( [tex3]q [/tex3] ), ou seja, se não houvesse a carga [tex3]Q [/tex3] , [tex3]q_0 [/tex3] ficaria exatamente no ponto médio da distância entre as cargas [tex3]q [/tex3] . Dessa forma, analisando cada configuração separadamente:

• Configuração A:

Como [tex3]q_0 [/tex3] está mais para a esquerda, a carga [tex3]Q_1 [/tex3] faz uma força de repulsão, ou seja, as duas cargas tem o mesmo sinal (negativo).

• Configuração B:

Como [tex3]q_0 [/tex3] está mais para a direita, a carga [tex3]Q_2 [/tex3] faz uma força de atração, ou seja, as cargas possuem sinais contrários ([tex3]q_0 [/tex3] negativo e [tex3]Q_2 [/tex3] positivo).

• Configuração C:

Como [tex3]q_0[/tex3] encontra-se exatamente no meio das duas cargas, [tex3]Q_3[/tex3] não possui carga.

[tex3]\boxed{\boxed{Q_1 < 0, \ Q_2> 0 \text{ e } Q_3 = 0}} [/tex3]



Por que você me deixa tão solto ? E se eu me interessar por alguém ?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”