Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IIIEletrostática

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
scientist
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mar 2018, 13:37
Última visita: 11-06-18
Localização: Santa Catarina
Agradeceu: 8 vezes
Mar 2018 04 09:45

Eletrostática

Mensagem não lida por scientist »

O esquema abaixo representa três esferas pequenas de cargas q1, q2e q3,sendo q2 positiva e de valor 270 µC, as quais se encontram em equilíbrio, no vácuo, sobre a mesma reta, e a distância (d) que as separa é 12 cm.
aa.png
aa.png (5.13 KiB) Exibido 1893 vezes
A partir destes dados, assinale o que for correto:

01. As esferas de cargas q1 e q3 são negativas.

02. As esferas de cargas q1 e q3 têm valores algébricos iguais, e seus módulos valem 1,08 mC.

04. O tipo de equilíbrio da esfera de carga q2 é instável.

08. A resultante das forças que atuam na esfera de carga q1 é nula.

16. A esfera de carga q1 é positiva e vale 400 µC; e a esfera de carga q3 é negativa e vale -140 µC.

Dê como resposta, a soma das alternativas corretas.

Dúvidas: Porque o equilíbrio é instável? e como encontrar o valor da carga do item 2?
Resposta

1 + 2 + 4 + 8

per ardua ad astra
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Abr 2020 29 12:17

Re: Eletrostática

Mensagem não lida por Planck »

Olá, scientist.

Um equilíbrio instável significa que, se o objeto se afastar da posição inicial de equilíbrio, ele ira continuar se afastando. Note que, se movimentarmos a carga no eixo [tex3]\text O_{x},[/tex3] a tendencia é ela se afastar da posição de origem.


Para encontrar a carga no item 02, é suficiente fazer que:

[tex3]\text F_{1,3} + \text F_{2,3} = 0 \implies k\frac{\text q_1 \text q_3}{0,24^2} = - k\frac{\text q_2 \text q_3}{0,12^2} \,\, \therefore \,\, \text q_1 = -1,08 \text{ mC}[/tex3]

Se repetirmos o processo com relação a ação sobre a carga [tex3]\text q_1,[/tex3] obtemos o mesmo valor para carga [tex3]\text q_3.[/tex3]

Avatar do usuário

Xoxoxaxa
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Mai 2021, 22:12
Última visita: 12-05-21
Mai 2021 12 22:28

Re: Eletrostática

Mensagem não lida por Xoxoxaxa »

Poderia me explicar, como que eu sei que as cargas q1 e q 3 são negativas.
Eu pensei que como as cargas q1 e q3 eram positivas, e que o exercício mostrava as cargas já depois do processo de repulsão. E como são positivas a carga q2 seria imóvel pois, a fr da carga 1q e q3 se anulariam,. Deste modo, poderia me explicar porque o equilíbrio da esfera q 2 é estável.
:shock: :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física III”