Física III(UFMG) Fio condutor e força magnética Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2017 19 13:07

Re: (UFMG) Fio condutor e força magnética

Mensagem não lida por Liliana »

Essa é a imagem do exercício
c1.jpg
c1.jpg (45.37 KiB) Exibido 951 vezes

c2.jpg
c2.jpg (48.42 KiB) Exibido 951 vezes
E essa a imagem que seria da carga positiva. Dedão no sentido da corrente, os outros dedos para cima, indicando que o campo está saindo, e a força magnética para cima, por que a carga é positiva, então ela sai da palma da mão.
c3.jpg
c3.jpg (39.84 KiB) Exibido 951 vezes
E essa seria da carga negativa. Campo entrando, e força magnética para cima, por que a carga é negativa, então a força sai do peito da mão.

É dessa forma que eu estava tentando fazer. Eu deveria ter desenhado e mandado antes, seria mais fácil.. Mas não me toquei :?
Acho que agora fica mais fácil falar onde está meu erro... Mas pra mim, faz sentido :|




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Out 2017 19 21:23

Re: (UFMG) Fio condutor e força magnética

Mensagem não lida por undefinied3 »

Tá, o problema está na sua aplicação das regras.
Você usou a primeira regra da mão direita e calculou certinho o campo magnético, saindo da folha.
Mas essa sua segunda conclusão é que está errada,
"e a força magnética para cima, por que a carga é positiva, então ela sai da palma da mão."

Calma lá, a força magnética não está pra cima. Quem está pra cima é o campo magnético. Vamos com calma:
Identificado o campo magnético para cima, agora vamos para a OUTRA regra da mão direita, a regra do tapa. Ela nos diz que:
Polegar no sentido da velocidade
Demais dedos no sentido do CAMPO magnético
Palma da mão estará no sentido da força.
http://pontociencia.org.br/galeria/cont ... o-Tapa.jpg
Aqui uma imagem auxiliando.

A partir da sua imagem, o que você deve fazer é é simplesmente esticar seus dedos, sem ser o polegar (ou seja, sua mão fica paralela à folha), e virar seu pulso de modo que sua palma passe a ficar virada para você. Dessa maneira, você continuará apontando o polegar para a direção da velocidade, mas agora estará apontando os demais dedos para cima (direção do campo elétrico) e a sua palma da mão estará virada para você, ou seja, a força magnética está atuando no sentido que indica a alternativa correta do exercício.


Tem certeza que você não está confundindo o fato de que deve aplicar DUAS vezes a regra da mão direita? Do modo que você redigiu, ficou parecendo que fez tudo numa regra da mão direita só (e que seria a primeira regra da mão direita, não a do tapa). Repito, a primeira vez encontramos só o campo magnético, circulando os dedos em torno do polegar, como está nas suas fotos. Feito isso, esquecemos essa configuração e deixamos a mão plana e espalmada, e orientamos cada parte da mão de acordo com a imagem que passei.

Última edição: undefinied3 (Qui 19 Out, 2017 21:24). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2017 20 18:01

Re: (UFMG) Fio condutor e força magnética

Mensagem não lida por Liliana »

NOSSA
Consegui!!!!!!
Realmente, eu estava aplicando só a primeira regra da mão direita, e não a do tapa.
Eu não tinha entendido a segunda regra, mas agora deu tudo certo, depois de muito trabalho haha
Muito obrigada pela paciência!!!! Esse exercício vai me ajudar demais em vários outros!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Força Magnética
    por Helberson » » em Física III
    4 Respostas
    800 Exibições
    Última msg por Helberson
  • Nova mensagem Força Magnética
    por Helberson » » em Física III
    1 Respostas
    1152 Exibições
    Última msg por felix
  • Nova mensagem Força Magnética
    por HenryInfa » » em Física III
    1 Respostas
    1923 Exibições
    Última msg por felix
  • Nova mensagem Força magnética
    por HenryInfa » » em Física III
    1 Respostas
    801 Exibições
    Última msg por joaopcarv
  • Nova mensagem (FB) Força magnética
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    619 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Física III”