Física IIIAssociação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016] Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Set 2017 21 13:28

Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por Brunoranery »

Em um laboratório, são apresentados aos alunos uma lâmpada, com especificações técnicas de 6 V e 12 W, e um conjunto de 4 pilhas de 1,5 V cada. Qual associação de geradores faz com que a lâmpada produza maior brilho?

a)
letraa.PNG
letraa.PNG (4.53 KiB) Exibido 4415 vezes
b)
letrab.PNG
letrab.PNG (4.23 KiB) Exibido 4415 vezes
c)
letrac.PNG
letrac.PNG (4.55 KiB) Exibido 4415 vezes
d)
letrad.PNG
letrad.PNG (4.5 KiB) Exibido 4415 vezes
e)
letrae.PNG
letrae.PNG (5.39 KiB) Exibido 4415 vezes
Resposta

Letra C
Vi uma discussão no tópico um dia sobre o fato de a lâmpada brilhar mais quando associada em paralelo. Enfim, gostaria de saber o motivo do gabarito.
Grato!



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Deleted User 19267
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2017 21 14:07

Re: Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por Deleted User 19267 »

Bem, eu ñ sei nd a respeito dessa discussão...
Mas, a lâmpada aumenta o brilho conforme aumenta a sua potência (pq aí pressupõe aumento da corrente), e sendo a fórmula:

P=U^2/R

Então, "P" tbm aumenta com "U" (diretamente proporcional ao quadrado da ddp). Assim, o maior brilho tem q ter maior ddp, e como em série (letra c) é a soma, a resposta é a "C", q tem maior ddp.




Avatar do usuário
yasminwaydzik
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Ter 22 Ago, 2017 13:34
Última visita: 24-11-17
Set 2017 29 17:00

Re: Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por yasminwaydzik »

Brunoranery escreveu:
Qui 21 Set, 2017 13:28
Vi uma discussão no tópico um dia sobre o fato de a lâmpada brilhar mais quando associada em paralelo. Enfim, gostaria de saber o motivo do gabarito.
Depende de como a lâmpada está associada com o circuito. Também tinha essa sua dúvida, e uma questão da UEL 2017 resolveu meu problema. No circuto tinha duas lâmpadas em SÉRIE, uma de 40 W e uma de 60 W e perguntava porque a e 60 W brilhava mais.
-diferença de potencial (ddp) aferida na de 40 W é menor que na de 60 W. P=iU já que a i é constante, quando maior a U mais a P.
-resistência à passagem de corrente elétrica é maior na de 60 W. P=ri^2 se o i é constante , se aumetar a R aumenta a a P.

Mas cuidado. Se a pergunta for sobre lâmpadas na nossa casa, o tipo de ligacão é em paralelo. Portanto a de menor R que vai brilhar mais.

Dica: Usar formula P=ri^2 quando falaram de lâmpadas em série e P=U^2/R quando for lâmpas em paralelo.
Resumindo:
LAMPADAS EM SERIE BRILHAM MAIS QUANTO MAIOR A RESISTENCIA E A DDP.
LAMPADAS EM PARALELO BRILHAM MAIS QUANTO MENOR A RESISTENCIA E MAIOR A CORRENTE.



Avatar do usuário
perciano
Pleno
Mensagens: 51
Registrado em: Seg 26 Jun, 2017 22:54
Última visita: 21-03-18
Out 2017 24 09:50

Re: Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por perciano »

A tensão em paralelo é menor que em série? Pensei que fosse menor em série, já que a tensão total do circuito está se dividindo, enquanto, em paralelo, ela é apenas constante, certo? Ou está somando? Fiquei confusa agora.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 24 14:15

Re: Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por Brunoranery »

perciano escreveu:
Ter 24 Out, 2017 09:50
A tensão em paralelo é menor que em série? Pensei que fosse menor em série, já que a tensão total do circuito está se dividindo, enquanto, em paralelo, ela é apenas constante, certo? Ou está somando? Fiquei confusa agora.
Olha, a tensão é maior quando você dispõe resistores em série.
Na associação em paralelo, a tensão é a mesma para todo mundo, já na em série, ela é a soma das tensões.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 24 14:20

Re: Associação Resistores e Brilho [PPL ENEM 2016]

Mensagem não lida por Brunoranery »

yasminwaydzik escreveu:
Sex 29 Set, 2017 17:00
Brunoranery escreveu:
Qui 21 Set, 2017 13:28
Vi uma discussão no tópico um dia sobre o fato de a lâmpada brilhar mais quando associada em paralelo. Enfim, gostaria de saber o motivo do gabarito.
Depende de como a lâmpada está associada com o circuito. Também tinha essa sua dúvida, e uma questão da UEL 2017 resolveu meu problema. No circuto tinha duas lâmpadas em SÉRIE, uma de 40 W e uma de 60 W e perguntava porque a e 60 W brilhava mais.
-diferença de potencial (ddp) aferida na de 40 W é menor que na de 60 W. P=iU já que a i é constante, quando maior a U mais a P.
-resistência à passagem de corrente elétrica é maior na de 60 W. P=ri^2 se o i é constante , se aumetar a R aumenta a a P.

Mas cuidado. Se a pergunta for sobre lâmpadas na nossa casa, o tipo de ligacão é em paralelo. Portanto a de menor R que vai brilhar mais.

Dica: Usar formula P=ri^2 quando falaram de lâmpadas em série e P=U^2/R quando for lâmpas em paralelo.
Resumindo:
LAMPADAS EM SERIE BRILHAM MAIS QUANTO MAIOR A RESISTENCIA E A DDP.
LAMPADAS EM PARALELO BRILHAM MAIS QUANTO MENOR A RESISTENCIA E MAIOR A CORRENTE.
Muito obrigado Yasmin. Desculpe-me não ter agradecido. Não tinha visto sua resposta. Bem clara ;D



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”