Página 1 de 1

(UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Qui 29 Jun, 2017 16:01
por Liliana
A figura representa uma espira ligada a uma bateria por meio de uma chave S e imersa numa região de campo magnético. Ao se ligar a chave S, a espira tende a
1478.JPG
1478.JPG (6.96 KiB) Exibido 2985 vezes
A) girar ao redor do eixo X, no sentido Y → Z.

B) girar ao redor do eixo X, no sentido Z → Y.

C) se deslocar, sem girar, na direção do eixo Z.

D) escapar da região de campo ao longo do eixo X.

E) escapar da região de campo ao longo do eixo Y.

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Sex 30 Jun, 2017 09:11
por Brunoranery
Regra da mão direita. A corrente sairá do polo positivo para o negativo, aplicando a regra da mão direita, notamos que ela irá rotacionar no sentido de Y para Z, ou seja, o vetor Y irá subir e o z irá para trás do plano e assim sucessivamente.

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Seg 03 Jul, 2017 15:23
por Liliana
Eu tentei fazer o vetor resultante na espira de acordo com a passagem da corrente. Então quando a corrente passa na parte superior da espira, o vetor campo magnético ficaria para baixo com a regra da mão direita. Passando do lado esquerdo, o vetor ficaria da esquerda para a direita, e passando na parte inferior da espira, o vetor campo magnético ficaria para cima. Os vetores para baixo e para cima se cancelariam, por serem opostos. Então sobraria o vetor da esquerda para a direita. Como tem os imãs, que vai de cima para baixo (norte -> sul), o vetor resultante seria a hipotenusa, o que faria deslocar de Z-> Y. Pensei dessa forma.. não sei onde está errado. Não consegui fazer de outra forma :?

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Seg 03 Jul, 2017 17:10
por undefinied3
Nao, o vetor campo magnetico é SOMENTE pra cima, do polo N pro S. Quando a corrente passa pela parte de cima, temos um vetor força pra dentro da folha. Quando a corrente passa pela parte esquerda, nao tem força, pois o vetor velocidade é paralelo ao vetor campo, e quando passa por baixo, surge um cetor força saindo da folha. Somando os dois, temos uma rotação de y para z em torno de x.

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Seg 03 Jul, 2017 20:43
por Brunoranery
undefinied3 escreveu: Nao, o vetor campo magnetico é SOMENTE pra cima, do polo N pro S. Quando a corrente passa pela parte de cima, temos um vetor força pra dentro da folha. Quando a corrente passa pela parte esquerda, nao tem força, pois o vetor velocidade é paralelo ao vetor campo, e quando passa por baixo, surge um cetor força saindo da folha. Somando os dois, temos uma rotação de y para z em torno de x.
Realmente. Vetores perpendiculares não alteram o módulo da grandeza. Boa! :)

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Qua 05 Jul, 2017 17:10
por Liliana
Mas somando um vetor Fm para dentro da folha, com um para fora, não se anula? :?:?

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Qua 05 Jul, 2017 19:01
por undefinied3
Sim, por isso que roda, e nao sai transladando.

Re: (UFSM) Espira e Campo Magnético

Enviado: Qua 05 Jul, 2017 20:01
por Liliana
Entendi!!!! Obrigadaaa