Física IIISurgimento dos Raios

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
kamillapdd
Pleno
Mensagens: 66
Registrado em: Sáb 14 Nov, 2015 00:27
Última visita: 24-03-18
Jun 2016 02 17:34

Surgimento dos Raios

Mensagem não lida por kamillapdd »

A grandeza física responsável pelo surgimento de um raio saindo de uma nuvem e atingindo o solo é:
A)o potencial eletrico entre a nuvem e o solo, devendo haver uma superficie equipotencial ao solo
B) o campo eletrico, que deve ser intenso o suficiente para provocar o movimento ordenado de cargas eletricas
C) Condutividade eletrica do ar

Que campo eletrico é esse? e qual a relação disso com o "efeito fotoelétrico" ?

Última edição: kamillapdd (Qui 02 Jun, 2016 17:34). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 25 18:59

Re: Surgimento dos Raios

Mensagem não lida por Sypru »

O campo elétrico da Terra, que deve conter uma diferença de potencial suficiente para fazer surgir o movimento ordenado das cargas (que são negativas, ou seja, elétrons). Lembra-se de que o Campo Elétrico depende da carga geradora não putiforme.

Campo elétrico é expresso pela razão da Força Elétrica sobre q (n.e, ou seja, número de elétrons livres vezes a constante elétrica dada por 1,6.10-19). O Efeito Fotoelétrico entra aqui: dado a equação Ec = hfmin - [função trabalho], se a frequência de fótons (partícula/onda dualista quantizada) não for superior à Função Trabalho, não há movimento de cargas elétricas. Normalmente essa equação é utilizada em metais, porém, nessa questão, podemos considerar que a própria Terra é a superfície a libertar elétrons, contendo sua própria função trabalho específica.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”