Física IIIDdp Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Dadark
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
Última visita: 28-12-22
Jun 2022 21 02:12

Ddp

Mensagem não lida por Dadark »

Então tô com uma dúvida a respeito das diferenças de potências. Eu pensei assim se um mesmo número de cargas ex 1C percorressem dois fios ( 1C percorrendo um e 1C percorrendo o outro )com fios de mesmos tamanho porém com fios tendo ddp diferente entre as extremidades , como isso é possível ? Eu penso que a energia potencial elétrica ao que a carga percorre o fio é transformada em energia cinética p ele se movimentar , mas ambas as cargas que percorrem os dois fios de mesmo tamanho não precisariam de uma energia potencial elétrica que seria transformada em cinetica X? Já que seria necessário apenas a energia cinetica para irem de um ponto ao outro ? Então por que existem ddps diferentes ? O que altera se sob as circunstâncias que eu coloquei ali ( mesmo comprimento fio e mesmo número de cargas ) a ddp dos fios fosse diferente ? Em um a velocidade seria maior ( por ter mais energia cinética p um mesmo espaço ) ou o que… desculpa se ficou confuso eu to com mtttttt dúvida sobre isso :/ obrigada desde já 😊




lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2022 30 20:57

Re: Ddp

Mensagem não lida por lmtosta »

Dadark,


Não sei se entendi sua dúvida, mas vamos lá!!!!!!!!

A carga elétrica é uma propriedade fundamental da matéria, assim como massa!!!!!!!!

Quando você fala de cargas "pontuais" de 1 Coulomb percorrendo fios elétricos de mesmo material e mesmo comprimento, na verdade estás falando de corrente elétrica, i!!!!!!!!!

Para mesmo material condutor que compõe o fio e mesma resistência elétrica, de fato, quanto maior a diferença de potencial, ddp, entre as extremidades, maior será a corrente elétrica e maior o fluxo de cargas por unidade de tempo, em linhas gerais, para um condutor ôhmico, ou seja, aquele que segue a Lei de Ohm, em que a ddp resulta do produto entre resistência e corrente elétrica: U = R . i!!!!!!!!!!

Isto acontece porque com maior ddp (U) entre as extremidades, maior a energia potencial elétrica por unidade de carga e maior a energia conferida às cargas para deslocarem-se pelo fio condutor!!!!!!!

De fato, parte da energia potencial elétrica converte-se em energia cinética, porém, lembre-se de que a resistência do material condutor não é nula, portanto uma parte da energia potencial elétrica converte-se em energia térmica, assim como uma parcela da energia cinética das cargas também converte-se em energia térmica através da resistência, proporcionando uma transferência de calor para as vizinhanças (Efeito Joule), com a excitação eletrônica dos materiais da Resistência e o seguido retorno ao estado fundamental com a emissão de radiação na região do infravermelho!!!!!!!!!

Assim, com a aplicação da ddp, temos o aumento da energia potencial elétrica por unidade de carga, como segue:
[tex3]U = \frac {Epe} {q}[/tex3]

Para um mesmo material, com uma dada Resistência "R", teremos o deslocamento de cargas com a respectiva conversão de energia potencial elétrica para energia cinética das cargas, assumindo um condutor ôhmico. Pela Lei de Ohm, temos:
[tex3]U = R*i[/tex3]

Sendo a corrente "i" diretamente proporcional à ddp aplicada, de modo que quanto maior a ddp "U", maior a corrente "i", de modo que:
[tex3]i = \frac {\Delta q} {\Delta t}[/tex3]

Mostrando que, sendo maior a corrente "i", mais cargas "q" teremos por unidade de tempo "t", sendo maior de 1C por segundo se a ddp de um dos fios for maior que a ddp do outro fio, mantendo o outro fio a 1C por segundo!!!!!!!!

Por fim, cabe lembrar que a energia cinética das cargas, assim como sua energia potencial elétrica, também sofrerá dissipação e redução se a resistência do condutor for maior do que zero (diferente de um supercondutor), com o sistema liberando energia na forma de calor para as vizinhanças (Efeito Joule)!!!!!!!!

Lembrando que é graças ao Efeito Joule que nossos chuveiros elétricos funcionam adequadamente!!!!!!!!

Enfim, espero ter respondido à dúvida mas, se ainda não bastar, siga escrevendo!!!!!!!!!




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Dadark
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
Última visita: 28-12-22
Jul 2022 14 05:58

Re: Ddp

Mensagem não lida por Dadark »

Oie você ajudou muito !! Na verdade eu tava fazendo uma comparação com energia potencial gravitacional e tipo partindo de um mesmo ponto dois elementos teriam a mesma energia potencial ( se transformando em cinética )até chegar em outro né, mas pelo que entendi o que você me explicou é que com energias potenciais diferentes elas chegam ao mesmo ponto mas quem tem mais energia “doa” mais pro sistema ( efeito joule) e resistências… eu tô certa ? Sem pressa p responder acho que entendi agora ☺️☺️ Muito obrigadaaaa 🤍🤍🤍



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Dadark
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
Última visita: 28-12-22
Jul 2022 14 06:52

Re: Ddp

Mensagem não lida por Dadark »

Oie você ajudou muito !! Na verdade eu tava fazendo uma comparação com energia potencial gravitacional e tipo partindo de um mesmo ponto dois elementos teriam a mesma energia potencial ( se transformando em cinética )até chegar em outro né, mas pelo que entendi o que você me explicou é que com energias potenciais diferentes elas chegam ao mesmo ponto mas quem tem mais energia “doa” mais pro sistema ( efeito joule) e resistências… eu tô certa ? Sem pressa p responder acho que entendi agora ☺️☺️ Muito obrigadaaaa 🤍🤍🤍




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”