Física IIICapacitância

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Dadark
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
Última visita: 28-12-22
Jun 2022 14 03:43

Capacitância

Mensagem não lida por Dadark »

Olá eu estou com uma dúvida em relação a capacitância, por exemplo… se capacitância = Q/U e eu vi que sobre uma mesma ddp o que define a capacitância e a quantidade de carga que o capacitor vai armazenar… mas por exemplo eu tenho uma armadura A de um capacitor ligada a um polo positivo os elétrons do capacitor vão pro polo até o equilíbrio eletrostático, tipo não tem uma quatindade X de cargas que teriam que ir até cessar a corrente e atingir o equilíbrio ? Então como a capacitância diz qual capacitor armazena mais ? Se p uma mesma ddp eu teria uma certa quantidade X para atingir o equilíbrio eletrostático. :/ e por que no fim as duas armaduras de um mesmo capacitor ficam com a mesma carga ? Obrigada 🤍🤍




Avatar do usuário
estudante420
Pleno
Mensagens: 50
Registrado em: Qua 17 Mar, 2021 22:38
Última visita: 28-01-24
Jun 2022 25 15:25

Re: Capacitância

Mensagem não lida por estudante420 »

Olá!


Pergunta: "por exemplo… se capacitância = Q/U e eu vi que sobre uma mesma ddp o que define a capacitância e a quantidade de carga que o capacitor vai armazenar… "

    Mesmo com a fórmula C = Q/U, a capacitância não depende da quantidade de carga ou da ddp.
      Essa fórmula (C = Q/U) deixa confuso de enxergar isso, por isso você pode pensar que C . U = Q (passei o U multiplicando pro outro lado), assim fica mais fácil ver que quem depende da capacitância é a quantidade de carga e não o oposto (capacitância depender da quantidade de carga)
      • A capacitância depende apenas do tamanho do corpo. Para um capacitor, ela vai depender do meio, da distância entre as placas e de área das placas do capacitor.

        Temos uma outra fórmula que calcula a capacitância com base no meio, na distância entre as placas e a área das placas.
        Na fórmula abaixo, o "meio" é representado pelo ε, que é a "permissividade do meio".
      Para o vácuo e o ar, [tex3]ε=8 .10^{-12}[/tex3] Faraday/metro

      [tex3]C = \frac{ ε.A}{d}[/tex3]


      ___________________________________________________________

      Desculpe, não entendi muito bem esta parte de sua pergunta:
      "mas por exemplo eu tenho uma armadura A de um capacitor ligada a um polo positivo os elétrons do capacitor vão pro polo até o equilíbrio eletrostático, tipo não tem uma quantidade X de cargas que teriam que ir até cessar a corrente e atingir o equilíbrio "

      ___________________________________________________________

      Então como a capacitância diz qual capacitor armazena mais ?
        A capacitância diz qual capacitor armazena mais por meio da fórmula que relaciona área das placas, distância entre as placas e permissividade do meio.
        Exemplo:
          Se temos dois capacitores no mesmo meio e com a mesma distância entre suas placas, o que terá maior capacitância será aquele que tem maior área das placas.

          Última edição: estudante420 (Sáb 25 Jun, 2022 15:31). Total de 3 vezes.



          Avatar do usuário
          Autor do Tópico
          Dadark
          sênior
          Mensagens: 37
          Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
          Última visita: 28-12-22
          Jul 2022 14 05:43

          Re: Capacitância

          Mensagem não lida por Dadark »

          Muito obrigada ajudou mtt




          Responder
          • Tópicos Semelhantes
            Respostas
            Exibições
            Última msg

          Voltar para “Física III”