Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física III(UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
bruno168
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Set 2021, 22:10
Última visita: 25-01-22
Dez 2021 22 13:13

(UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por bruno168 »

(UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são mantidas, em equilíbrio, nos vértices do retângulo de lados a = 3 m e b = 4 m, conforme a figura. Considere a constante de Coulomb K e o potencial V = 0 no infinito. Nessas condições, assinale o que for CORRETO.
Capturar.PNG
Capturar.PNG (5.22 KiB) Exibido 1630 vezes
O trabalho necessário para deslocar uma terceira carga q’, em equilíbrio, de A até B, é igual à energia potencial do sistema formado pelas três cargas.


não consigo provar isso, a questão tem mais alternativas, do qual eu consegui verificar se era falso ou verdadeira, mas essa não.

Gab: é verdadeira!

Avatar do usuário

jedibli
1 - Trainee
Mensagens: 53
Registrado em: 02 Jul 2020, 11:14
Última visita: 08-08-23
Jan 2022 01 22:28

Re: (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por jedibli »

Oque eu pensei foi pelo teorema que relaciona o trabalho com a variação de energia potencial elétrica, eu tenho que

trabalho= variação da energia potencial elétrica total dos pontos inicial e final do deslocamento (no caso, respectivamente, A e B)

Trabalho= carga x variação do potencial elétrico no ponto determinado (no caso vamos escolher o ponto B)

variação da Energia potencial elétrica em B = (E potencial elétrica total em B) - (E potencial elétrica total em A)
( considerei o potencial de A como nulo pois ele estaria no infinito)
Logo:
variação da Energia potencial elétrica em B = (E potencial elétrica total em B)
(E potencial elétrica total em B) = é a soma das energia potenciais associadas aos três pares de cargas.

Além disso pela fórmula que relaciona Energia com Potencial elétrico eu tenho que
Potencial elétrico =Energia do ponto/carga no ponto

Assim:
trabalho= variação da energia potencial elétrica total dos pontos inicial e final do deslocamento
carga x variação do potencial elétrico no ponto determinado= (E potencial elétrica total em B)
carga de B x (E potencial elétrica total em B)/ carga de B= (E potencial elétrica total em B)
cortando tudo eu tenho que 1=1

Avatar do usuário

Autor do Tópico
bruno168
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Set 2021, 22:10
Última visita: 25-01-22
Jan 2022 24 22:02

Re: (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por bruno168 »

Estou tentando entender sua explicação, mas não consegui. Segue a minha resolução, estou quase desistindo, postei no fórum piR2 e até agora não entendi também.

Minha resolução: https://i.[Utilize a ferramenta de imagens do fórum].com/u/f56/20/33/70/80/duv1_t10.jpg
Editado pela última vez por bruno168 em 24 Jan 2022, 22:03, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Jan 2022 25 11:51

Re: (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por LostWalker »

Sobre seus cálculos
Olha, eu tive que rever uma boa parte da matéria. Lembrava 0 do assunto (logo posso errar em algum lugar mais a frente). Mas sobre suas contas, umas coisas me deixaram confuso:

1. [tex3]\Delta V =V_A-V_B[/tex3]
Queremos mover a carga de [tex3]A[/tex3] para [tex3]B[/tex3] , precisamos então fazer [tex3]\Delta V =V_B-V_A[/tex3]

2. [tex3]q_1[/tex3] e [tex3]q_2[/tex3]
Não há problema na nomeação, mas não há um necessidade já que temos valores para os dois, sendo eles [tex3]q[/tex3] e [tex3]-q[/tex3] , mas isso é o de menos, já que podemos substituir, porém, vc usou os sinais e as nomeações. A correção nos cálculos seria dizer [tex3]q_1=q_2=q[/tex3] .




Sobre a Questão
Eu ainda não entendi a afirmação.
bruno168 escreveu: 22 Dez 2021, 13:13 é igual à energia potencial do sistema formado pelas três cargas.
Que energia seria essa? Pela conservação da energia, sendo [tex3]U_i[/tex3] , quando [tex3]q'[/tex3] está em [tex3]A[/tex3] e [tex3]U_f[/tex3] quando [tex3]q'[/tex3] está em [tex3]B[/tex3] dizemos que [tex3]U_f=U_i+W[/tex3] , e como mostrarei a baixo, isso se confirma:




Minhas Contas
Na real, eu quero almoçar, então vou pegar as suas, transcrever tudo o que escrevi no papel levaria um tempo. Como disse, utilizando a correção do [tex3]\Delta V[/tex3] e das cargas:

[tex3]{W=k\({\color{Red}\frac{1}{a}-\frac{1}{b}}\)({\color{PineGreen}q_1+q_2})\cdot q'}[/tex3]

[tex3]{W=k\({\color{Red}\frac{1}{b}-\frac{1}{a}}\)({\color{PineGreen}2q})\cdot q'}[/tex3]

[tex3]\boxed{W=2kqq'\(\frac{1}{b}-\frac{1}{a}\)}[/tex3]


[tex3]U_f=U_i+W\\\frac{kqq'}{b}-\frac{kqq'}{a}-{\color{Red}\cancel{\color{Black}\frac{kq^2}{c}}}=\frac{kqq'}{a}-\frac{kqq'}{b}-{\color{Red}\cancel{\color{Black}\frac{kq^2}{c}}} + W\\2\(\frac{kqq'}{b}-\frac{kqq'}{a}\)=W\\\boxed{W=2kqq'\(\frac{1}{b}-\frac{1}{a}\)}[/tex3]

*O mesmo que havíamos chegado anterior, ou seja, essas contas levem a lugar nenhum, tirando provar um ponto praticamente intuitivo.




Palpite
Dado a tudo isso, o meu palpite é que a questão na verdade estaria dizendo:

O trabalho necessário para deslocar uma terceira carga q’, em equilíbrio, de A até B, é igual à variação da energia potencial do sistema formado pelas três cargas.


E Jesus, uma afirmação dessas nem precisaria de conta. Sendo [tex3]\Delta U=W[/tex3] , sendo a movimentação da carga o único trabalho sendo realizado, logo, a premissa é verdadeira
Editado pela última vez por LostWalker em 25 Jan 2022, 12:22, em um total de 3 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Avatar do usuário

Autor do Tópico
bruno168
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Set 2021, 22:10
Última visita: 25-01-22
Jan 2022 25 20:46

Re: (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por bruno168 »

LostWalker, muito grato, entendi. Peço desculpa pelos erros, é que essa foi uma das milhares tentativas que eu fiz. E nesta última não reparei que fiz VA-VB.

É isso mesmo, não parei pra pensar, pois estava achando que em algum momento encontraria W=U através da álgebra, fui induzido à isso devido as outras alternativas eu ter conseguido desta forma.
LostWalker escreveu: 25 Jan 2022, 11:51 E Jesus, uma afirmação dessas nem precisaria de conta. Sendo ΔU=W, sendo a movimentação da carga o único trabalho sendo realizado, logo, a premissa é verdadeira
Mais uma vez grato pela paciência.
Editado pela última vez por bruno168 em 25 Jan 2022, 20:47, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Jan 2022 25 21:07

Re: (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são

Mensagem não lida por LostWalker »

Não bruno168, de boa. Como eu disse, isso parece ser mais um erro de digitação da questão, não ter a palavra variação muda qualquer abordagem sobre os cálculos. :)

"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Cargas puntiformes
    por Geo » » em Física III
    1 Respostas
    804 Exibições
    Última mensagem por jrneliodias
  • Nova mensagem UEL- PR- campo elétrico de cargas puntiformes
    por mapll » » em Física III
    2 Respostas
    4331 Exibições
    Última mensagem por bruno168
  • Nova mensagem PUC [SP] cargas puntiformes
    por mapll » » em Física III
    1 Respostas
    8068 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem Campo Elétrico em Cargas Puntiformes
    por CapAHAB » » em Física II
    1 Respostas
    154 Exibições
    Última mensagem por παθμ
  • Nova mensagem força eletrica entre duas cargas
    por siliane » » em Física III
    1 Respostas
    916 Exibições
    Última mensagem por Andre13000

Voltar para “Física III”