Física III(Unesp-2010) Corrente induzida Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2018 17 12:04

(Unesp-2010) Corrente induzida

Mensagem não lida por Liliana »

Uma das leis do Eletromagnetismo é a Lei de Indução de Faraday que, complementada com a Lei de Lenz, explica muitos fenômenos eletromagnéticos. A compreensão dessas leis e como as descrevemos têm permitido à humanidade criar aparelhos e dispositivos fantásticos, basta mencionar que elas são princípios fundamentais na geração de eletricidade. A Figura 1 mostra um desses dispositivos. Um dispositivo de segurança que permite interromper correntes elétricas em aparelhos de uso doméstico (um secador de cabelos, por exemplo) caso haja um curto-circuito no aparelho ou falha de aterramento. No esquema não está indicado o aparelho que será ligado aos fios 1 e 2. Estes passam pelo interior de um anel de ferro no qual é enrolada uma bobina sensora que, por sua vez, é conectada a um bloqueador de corrente. Se um curto-circuito ocorrer no aparelho e uma das correntes for interrompida, haverá uma corrente induzida na bobina (Lei de Indução de Faraday) que aciona o bloqueador de corrente.
magnetismo5.JPG
magnetismo5.JPG (14.61 KiB) Exibido 4097 vezes
A Figura 2 representa uma seção do anel de ferro (vista frontal) no qual é enrolado um fio (bobina). Um fio condutor, reto e comprido, passa pelo centro da argola e é percorrido por uma corrente I (o símbolo ⊗ designa o sentido da corrente entrando no fio 2), que aumenta com o tempo.
magnetismo6.JPG
magnetismo6.JPG (6.61 KiB) Exibido 4097 vezes
Qual das alternativas fornece corretamente as linhas de campo do campo magnético B produzido pela corrente I e o sentido da corrente induzida i na bobina?
magnetismo7.JPG
magnetismo7.JPG (21 KiB) Exibido 4097 vezes
Resposta

b)


Dúvida: fiquei em dúvida entre a b) e a e), e não consegui encontrar o sentido da corrente. Alguém pode me ajudar??




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2018 18 08:35

Re: (Unesp-2010) Corrente induzida

Mensagem não lida por undefinied3 »

Essa imagem da B está errada, a corrente está entrando pelos dois lados? O correto é saindo pela esquerda e entrando pela direita.

Se a corrente entrando no meio aumenta, aumenta o campo. Esse campo passa pela bobina, e está aumentando. Para compensar o efeito, surge uma corrente na bobina cujo campp gerado quer compensar o aumento criado pelo outro campo. Daí, pela regra da mao direita, os dedos tirando o polegar apontam pra esquerda, de modo que o polegar aponta pra cima, descrevendo uma corrente que entra por cima pelo fio da direita e sai por cima pelo fio da esquerda.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2018 18 14:52

Re: (Unesp-2010) Corrente induzida

Mensagem não lida por Liliana »

undefinied3 escreveu:
Ter 18 Set, 2018 08:35
os dedos tirando o polegar apontam pra esquerda, de modo que o polegar aponta pra cima, descrevendo uma corrente que entra por cima pelo fio da direita e sai por cima pelo fio da esquerda.
Não entendi a partir de aqui :?
Não entendi como os dedos apontam para a esquerda, sendo que eles ficam "envolvidos" com a corrente, pela regra da mão direita, e ainda não entendi como diferenciar entre a b) (que provavelmente está errada daquela forma, como você disse) e a e)

:|:|



Avatar do usuário
LLA93
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 06 Fev, 2018 17:13
Última visita: 21-11-22
Set 2018 18 21:50

Re: (Unesp-2010) Corrente induzida

Mensagem não lida por LLA93 »

A imagem da B realmente está errada! Na imagem certa, como já responderam, a corrente sai pelo fio da esquerda e entra pelo fio da direita. Para conseguir visualizar o processo, você deve aplicar a regra da mão direita (ou regra da mão direita envolvente) no fio que passa pelo centro da espira. Assim, você consegue perceber que o campo magnético produzido pela corrente do fio tem sentido horário. Este campo entra na bobina pelo lado esquerdo e sai pelo direito, aumentando o fluxo magnético nesse mesmo sentido, da esquerda para a direita! Por sua vez, a corrente gerada na bobina também produz um campo magnético, que se opõe a variação do fluxo magnético. Dessa forma, o campo formado pela corrente da bobina terá suas linhas de campo entrando pelo lado direito e saindo pelo lado esquerdo, pois se opõe ao campo do fio!
Aplique a regra da mão direita novamente, tendo como base o campo formado pela corrente induzida da bobina, utilizando o fio que entra/sai da bobina. A única configuração compatível com o que foi concluído anteriormente é quando a corrente entra pelo fio da direita e sai pelo fio da esquerda! A alternativa E difere da B porque mostra a corrente da bobina no sentido contrário, entrando pela esquerda e saindo pela direita, o que está errado!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Corrente/Tensão Induzida por imã
    por FelipeRB » » em Física III
    0 Respostas
    278 Exibições
    Última msg por FelipeRB
  • Nova mensagem Fem induzida
    por Licia73 » » em Física III
    1 Respostas
    250 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (FB) Corrente elétrica
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    831 Exibições
    Última msg por joaopcarv
  • Nova mensagem (FB) Corrente elétrica
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    697 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (FB) Corrente elétrica
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    646 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Física III”