Física IIPUC - MG Pressão e volume

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AOKIJI
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: Sex 23 Jul, 2021 19:25
Última visita: 18-10-22
Set 2021 29 11:23

PUC - MG Pressão e volume

Mensagem não lida por AOKIJI »

Nos manuais dos veículos automotivos, na seção que trata dos cuidados com os pneus, encontra-se invariavelmente a seguinte instrução: “Os pneus devem ser calibrados enquanto frios”. O motivo dessa recomendação é que:

A)se calibrarmos os pneus quentes com a pressão recomendada pelo fabricante, quando os pneus resfriarem, a pressão ficaria muito acima da recomendada devido à diminuição do volume do pneu causada pela contração da borracha.

B)se calibrarmos os pneus quentes com a pressão recomendada pelo fabricante, ao resfriarem, a pressão cairá a valores abaixo dos recomendados.

C)a recomendação dos fabricantes é uma questão de responsabilidade ambiental, pois, se calibrarmos os pneus a frio, gastamos menos ar para enchê-los .

D)se calibrarmos os pneus quentes com o ar à temperatura ambiente, podem ocorrer trincas nas borrachas do pneu devido ao choque térmico.
Resposta

Letra B
Eu marquei a alternativa A.
Pensei da seguinte forma: Se estamos injetando gás a uma temperatura x em um pneu, se este pneu estiver quente terá volume maior e quando ele resfriar seu volume irá diminuir e a pressão interna aumentar.
Alguém poderia explicar aplicando a fórmula geral dos gases?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”