Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IITermodinâmica

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
tirohtn
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Set 2021, 15:30
Última visita: 29-09-21
Set 2021 08 16:26

Termodinâmica

Mensagem não lida por tirohtn »

Uma Panela de Pressão será utilizada para cozinhar um Alimento Sólido utilizando 3 L de água. No Estado Inicial do processo (instante em que a Boca do Fogão é acesa), a água está a T1 [20°C] e a 100 kPa. Em seguida é iniciado o aquecimento da Panela de Pressão. A chama do fogão transfere Q̇ [3,6kW] líquidos de calor ao sistema. Como o sistema é tratado como fechado e rígido, a Pressão Interna irá aumentar. A Panela de Pressão é equipada com uma Válvula Reguladora para aliviar a pressão quando o seu interior atinge a p2 [200kPa]. Na operação de cozimento analisada, esta Válvula Reguladora inicia o alívio de pressão, automaticamente, após Δt [10Minutos] de operação e, com isso, ela começa a perder parte da massa para a sua vizinhança, mantendo o cozimento à Pressão Constante. Considere que a Energia Fornecida (gerada pela combustão do Gás de Cozinha) é integralmente aproveitada para o aquecimento desta Massa de Água, que a Panela de Pressão não desenvolve trabalho em relação ao seu entorno e que o Alimento Sólido não interfere na Modelagem Matemática.

A) Calcule qual é a Quantidade de Massa Total envolvida neste Processo Termodinâmico, em [kg].

b) Qual é a quantidade de água na forma de Líquido Saturado, em [kg], que ainda resta na Panela de Pressão no instante em que se inicia o alívio através da Válvula Reguladora?

Infelizmente não tenho o gabarito ou resolução, se você conseguir me ajudar irei ficar muito grato!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Termodinâmica
    por Matheusoros » » em Física I
    1 Respostas
    3371 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem (UNIRV - 2014/1) Termodinâmica
    por paulomm » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    3243 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Termodinâmica
    por nathyjbdl » » em Física II
    1 Respostas
    2034 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Termodinâmica - Processo Adiabatico
    por Tubuleiro » » em Física II
    0 Respostas
    1574 Exibições
    Última mensagem por Tubuleiro
  • Nova mensagem (ITA-1978) Termodinâmica
    por ingrid96 » » em IME/ITA
    1 Respostas
    3827 Exibições
    Última mensagem por PedroCunha

Voltar para “Física II”