Física II(Poliedro) Gelo e água Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Nov 2020 27 15:41

(Poliedro) Gelo e água

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? :lol: Poderiam me ajudar nessa questão? Estou encontrando um valor absurdo!
Poliedro — Em um calorímetro ideal misturam-se 200 g de gelo a 0 ºC com 200 g de água 40 ºC. O calor de fusão do gelo é de 80 cal/g. Qual a temperatura de equilíbrio térmico e qual a massa de gelo que se funde?
Resposta

0 ºC; m_gelo = 100 g



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Nov 2020 27 16:24

Re: (Poliedro) Gelo e água

Mensagem não lida por Planck »

Olá, anastacialina.

Novamente, como na outra questão postada, vamos fazer o balanço energético. Primeiro, para o gelo fundir completamente:

[tex3]\mathrm{Q_{gelo}=200\cdot 80=16 ~kcal
}
[/tex3]

Agora, para água ir a [tex3]\mathrm{0~\celsius}:[/tex3]

[tex3]\mathrm{Q_{água}=200\cdot 1 \cdot 40=8 ~kcal
}
[/tex3]

Veja que, o gelo precisa de mais calor para fundir do que a água pode fornecer. Logo, o equilíbrio térmico, categoricamente, acontece na temperatura do gelo, [tex3]\mathrm{0~\celsius}.[/tex3] A água só é capaz de liberar metade do calor necessário para todo o gelo fundir, logo, somente metade da massa de gelo irá fundir, restando apenas [tex3]100 \text{ g}[/tex3] de gelo na mistura.




Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Nov 2020 27 16:38

Re: (Poliedro) Gelo e água

Mensagem não lida por anastacialina »

Planck, meu herói não usa capa! Ele é um "angry bird". ♥♥♥



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”