Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física II(UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Set 2020 29 18:00

(UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente! ♥♥♥ Sup? Poderiam me ajudar nessa questão aqui? Minha dúvida é apenas na letra "a". Encontrei isso em um site e concordo plenamente com a asserção:
Segunda a dilatação térmica superficial, temos que ΔA= A . β . Δθ , onde A é a área inicial, β é o coeficiente de dilatação superficial e Δθ é a variação de temperatura.
Seja "α" o coeficiente de dilatação térmica linear,então β = 2α.
Se αA > αB , não necessariamente teríamos um aumento da folga no resfriamento (ΔA da placa > ΔA do rebite), pois é dito que "O raio RA do rebite é menor que o raio RB do orifício". Pode-se, inclusive, determinar a condição para que a folga continue constante, por exemplo:

ΔA da placa = ΔA do rebite
π(Rb)^2 . 2αB . Δθ = π(Ra)^2 . 2αA . Δθ
(Rb)^2 . αB = (Ra)^2 . αA
αB/αA = (Ra)^2/(Rb)^2

Agradeço se alguém confirmar ou refutar meu raciocínio.
Por que a 01 foi considerada correta?
UFSC 2007 — Um aluno de ensino médio está projetando um experimento sobre a dilatação dos sólidos. Ele utiliza um rebite de material A e uma placa de material B, de coeficientes de dilatação térmica, respectivamente, iguais αA e αB. A placa contém um orifício em seu centro, conforme indicado na figura. O raio R_A do rebite é menor que o raio R_B do orifício e ambos os corpos se encontram em equilíbrio térmico com o meio.
527.png
527.png (35.97 KiB) Exibido 3890 vezes
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
01. Se αA > αB a folga irá aumentar se ambos forem igualmente resfriados.
02. Se αA > αB a folga ficará inalterada se ambos forem igualmente aquacidos.
04. Se αA < αB e aquecermos apenas o rebite, a folga aumentará.
08. Se αA = αB a folga ficará inalterada se ambos forem igualmente aquecidos.
16. Se αA = αB e aquecermos somente a placa, a folga aumentará.
32. Se αA > αB a folga aumetará se apenas a placa for aquecida.
Soma = ____
Resposta

49; assertivas corretas são 01, 16 e 32

Na possibilidade de eu ter digitado algo errado, eis aqui a questão em forma de imagem. Ah... eu revisei, mas vai que... né?
528.png
528.png (246.22 KiB) Exibido 3890 vezes

Editado pela última vez por anastacialina em 29 Set 2020, 18:01, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

A13235378
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 870
Registrado em: 12 Mai 2020, 13:50
Última visita: 23-07-21
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 29 18:47

Re: (UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por A13235378 »

Olá:

Para o resfriamento , temos:

[tex3]\Delta A=A.2\alpha (T_f-T_o)[/tex3]

Como Tf < Ti , delta A fica negativo.

Como [tex3]\alpha A[/tex3] é maior , delta A é mais negativo , ou seja a variação será maior.

Area final = Ainicial - variaçao

Concluimos entao que A contrairá mais , tornando menor.

Alem disso, como o raio de A é menor , o frouxo ficará maior.

Editado pela última vez por A13235378 em 29 Set 2020, 18:48, em um total de 1 vez.
"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Set 2020 29 21:07

Re: (UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por anastacialina »

A13235378, você diz que a variação será maior (5º linha). Mas não deveríamos considerar o tamanho da área inical também? Veja só, pode ser que a área inicial da placa seja tão maior que a área do rebite que isso seja capaz de compensar a fato de o material A ter um α_A maior que α_B. Desta forma o buraco da placa se encolheria mais que a área do rebite. Eu não sei o quão maior deveria ser, pois o exercício não traz tal informação. Mas não posso dizer categoricamente que haverá aumento do frouxo, ou posso? Bem, acho que é isso...
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

A13235378
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 870
Registrado em: 12 Mai 2020, 13:50
Última visita: 23-07-21
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 29 21:38

Re: (UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por A13235378 »

anastacialina escreveu: 29 Set 2020, 21:07 A13235378, você diz que a variação será maior (5º linha). Mas não deveríamos considerar o tamanho da área inical também? Veja só, pode ser que a área inicial da placa seja tão maior que a área do rebite que isso seja capaz de compensar a fato de o material A ter um α_A maior que α_B. Desta forma o buraco da placa se encolheria mais que a área do rebite. Eu não sei o quão maior deveria ser, pois o exercício não traz tal informação. Mas não posso dizer categoricamente que haverá aumento do frouxo, ou posso? Bem, acho que é isso...
Você tem razao. Precipitei-me um pouco. Entao creio que nada se pode afirmar, pois dependendo dos valores de Ra e Rb e dos coeficientes de dilatcao , o frouxo tanto pode aumentar quanto diminuir.

Se Rb >> Ra , o frouxo pode até diminuir

Se Rb for proximo de Ra , o frouxo pode aumentar

Acredito realmente que a questao está um pouco mal feita e que o elaborador apenas considerou os coeficientes , ignorando os raios.

Mas caso ele desse valores numericos , isso seria outra historia e voce poderia afirmar com precisao o que vai acontecer com o frouxo.
"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Set 2020 30 17:51

Re: (UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por anastacialina »

Obrigado, sweetie! A13235378 ♥♥♥
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

MatheusB
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Fev 2024, 00:03
Última visita: 08-03-24
Mar 2024 07 23:53

Re: (UFSC 2007) Rebite e placa, dilatação e contração

Mensagem não lida por MatheusB »

Apesar de ser um tópico antigo, gostaria de deixar aqui a minha observação acerca desta questão para quem for procurar a resolução futuramente. Penso que houve uma má elaboração por parte da banca, pois, a partir do gabarito oficial, teríamos que intuitivamente desconsiderar os raios iniciais Ra e Rb ao analisar a afirmativa de número 01, e considerá-los, por exemplo, ao analisar a afirmativa de número 08.

A afirmativa de número 08 nos diz que, se αa = αb, a folga ficará inalterada se tanto o rebite quanto a placa forem igualmente aquecidos, o que não é verdade, pois, apesar dos materiais apresentarem os mesmos coeficientes e a mesma variação de temperatura, Rb > Ra e, portanto, o orifício sofrerá maior dilatação e, consequentemente, a folga não será a mesma, já que os raios iniciais precisam ser levados em consideração:
πRb^2 (área inicial do orifício) > πRa^2 (área inicial do rebite)
ΔAb = Ab0 . 2 αb . Δθ = πRb^2 . (2 αb . Δθ) - (dilatação do orifício)
ΔAa = Aa0 . 2 αa . Δθ = πRa^2 . (2 αa . Δθ) - (dilatação do rebite)
Como (2 αb . Δθ) = (2 αa . Δθ) e πRb^2 > πRa^2, temos:
ΔAb > ΔAa (o orifício sofrerá uma dilatação bem maior, devido ao seu maior raio inicial, o que resultará em uma diferença na folga).

Já na afirmativa 01, como foi discutido nos comentários acima, não é mencionado nada a respeito dos raios e, portanto, fica a dúvida se a folga realmente irá aumentar ou não, pois, apesar de, neste caso, αa > αb, se o raio inicial Rb for MUITO maior que Ra, então seria válido afirmar que haveria uma compensação na diferença dos coeficientes, de modo que a contração do orifício fosse maior, havendo, consequentemente, uma diminuição da folga. O correto seria se a afirmativa estivesse da seguinte maneira:
01. Desprezando-se os raios iniciais, se αa > αb, a folga irá aumentar se ambos forem igualmente resfriados.
(Aí sim não haveria dúvidas e poderíamos levar em consideração apenas a diferença dos coeficientes tranquilamente).

Editado pela última vez por MatheusB em 07 Mar 2024, 23:57, em um total de 1 vez.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física II”