Pessoal, boa noite.
Por favor, alguém poderia me ajudar com a questão abaixo? Desde já eu agradeço.
(Uesb - BA) uma fonte de luz pontual, um disco opaco de raio R e uma tela estão dispostos, conforme a figura. a tela encontra-se a 12 m do disco.
para que a sombra projetada na tela tenha área nove vezes maior que o disco, a distância da fonte ao disco, em metros, deve ser igual a?
a) 1
b) 3
c) 6
d) 9
e) 12
alternativa: c) 6
eu tentei fazer desta forma, mas não deu certo
A1 / 9A1 = d / d+12
Física II ⇒ (Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra) Tópico resolvido
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Abr 2020
01
03:05
(Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra)
- Anexos
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- figura.jpg (5.54 KiB) Exibido 2613 vezes
Última edição: caju (Qui 02 Abr, 2020 15:34). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).
Razão: arrumar título (regra 4).
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Abr 2020
01
09:42
Re: (Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra)
ale6000,
Seu raciocínio está parcialmente correto. Você pecou apenas ao relacionar [tex3]\frac{d}{d+12}[/tex3] diretamente às áreas. A área do disco é [tex3]πR^2.[/tex3] Sendo [tex3]R'[/tex3] o raio da sombra (perceba que a sombra terá o mesmo formato do disco, por isso, podemos aproximá-la a uma circunferência de raio [tex3]R'[/tex3] ), a área dela será [tex3]πR'^2[/tex3]
Assim, [tex3]\frac{πR^2}{πR'^2}=\frac{1}{9}\implies \frac{R}{R'}=\frac{1}{3}[/tex3]
Agora, por semelhança de triângulos,
[tex3]\frac{d}{d+12}=\frac{R}{R'}=\frac{1}{3}\therefore \boxed{d=6\space m}[/tex3]
Espero ter ajudado!
Seu raciocínio está parcialmente correto. Você pecou apenas ao relacionar [tex3]\frac{d}{d+12}[/tex3] diretamente às áreas. A área do disco é [tex3]πR^2.[/tex3] Sendo [tex3]R'[/tex3] o raio da sombra (perceba que a sombra terá o mesmo formato do disco, por isso, podemos aproximá-la a uma circunferência de raio [tex3]R'[/tex3] ), a área dela será [tex3]πR'^2[/tex3]
Assim, [tex3]\frac{πR^2}{πR'^2}=\frac{1}{9}\implies \frac{R}{R'}=\frac{1}{3}[/tex3]
Agora, por semelhança de triângulos,
[tex3]\frac{d}{d+12}=\frac{R}{R'}=\frac{1}{3}\therefore \boxed{d=6\space m}[/tex3]
Espero ter ajudado!
Última edição: Tassandro (Qua 01 Abr, 2020 09:44). Total de 3 vezes.
Dias de luta, dias de glória.
Abr 2020
02
14:02
Re: (Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra)
Tassandro, boa tarde !!!
Muito obrigada pelo retorno !
por favor, eu poderia tirar uma dúvida com vc? é que não ficou claro para mim....
eu poderia fazer desta forma?
[tex3]\frac{\pi .R²}{9\pi .R'²} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
[tex3]\frac{R²}{9R'²} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
Muito obrigada pelo retorno !
por favor, eu poderia tirar uma dúvida com vc? é que não ficou claro para mim....
eu poderia fazer desta forma?
[tex3]\frac{\pi .R²}{9\pi .R'²} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
[tex3]\frac{R²}{9R'²} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
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Abr 2020
02
14:48
Re: (Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra)
Não poderia, pois a área do disco é [tex3]πR^2,[/tex3] a área da sombra é [tex3]πR'^2,mas\space πR'^2=9πR^2\implies \frac{R'^2}{R^2}=9[/tex3]ale6000 escreveu: ↑Qui 02 Abr, 2020 14:02Tassandro, boa tarde !!!
Muito obrigada pelo retorno !
por favor, eu poderia tirar uma dúvida com vc? é que não ficou claro para mim....
eu poderia fazer desta forma?
[tex3]\frac{\pi .R²}{9\pi .R'^2} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
[tex3]\frac{R²}{9R'^2} = \frac{d}{d+12}[/tex3]
Para fazer a semelhança entre os lados dos triângulos semelhantes, eles devem estar na mesma unidade, ou melhor dizendo, não podemos fazer uma razão direta entre as áreas e os lados. Mas se a razão entre os lados for [tex3]k,[/tex3] a razão entre as áreas será [tex3]k^2,[/tex3] Assim, poderíamos fazer:
[tex3]\frac{d^2}{(d+12)^2}=\frac{R^2}{R'^2}\implies \frac{d}{d+12}=\frac{1}{3}\therefore d=6[/tex3]
Espero ter ajudado!
Última edição: Tassandro (Qui 02 Abr, 2020 14:48). Total de 1 vez.
Dias de luta, dias de glória.
Abr 2020
02
15:59
Re: (Uesb - BA) Óptica Geométrica (sombra e penumbra)
Tassandro, agora ficou claro para mim. super super obrigada !!!
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