Física IITermodinâmica e entropia Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AugustoITA
2 - Nerd
Mensagens: 230
Registrado em: Seg 16 Abr, 2018 20:17
Última visita: 06-11-22
Localização: Vitória de Santo Antão - Pernambuco
Jan 2020 13 11:53

Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por AugustoITA »

(Cefet-CE)Um gás ideal, em equilíbrio termodinâmico no estado A, sofre uma expansão adiabática reversível, atingindo o estado de equilíbrio B e, em seguida, passa por uma compressão irreversível, voltando ao estado inicial A. Analise as afirmativas seguintes:

I. A entropia do sistema (gás mais vizinhança) aumentou após a compressão B [tex3]\rightarrow [/tex3] A. ;
II. A entropia do gás aumentou após o ciclo A [tex3]\rightarrow [/tex3] B [tex3]\rightarrow [/tex3] A. ;
III. A energia interna do gás aumentou após a expansão A [tex3]\rightarrow [/tex3] B. ;
IV. A energia interna do gás é a mesma antes e após o ciclo A [tex3]\rightarrow [/tex3] B [tex3]\rightarrow [/tex3] A.

São VERDADEIRAS:
a) I e II
b) III e IV
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Resposta

C
Minha dúvida é por que o item I é correto, pois como saberei se houve aumento de entropia total sem saber o caminho? Isto é, como saber que se trata de um sistema isolado (para que delta S total seja maior que zero, por se tratar de um processo irreversível)?



"-Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
-E isso importa?
-Mais do que a própria guerra"
Ernest Hemingway

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 20 00:32

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por Planck »

Olá, AugustoITA.

Uma das consequências da 2ª Lei da Termodinâmica, é que em sistemas isolados onde ocorrem processos irreversíveis, a entropia sempre aumenta. Por outro lado, se o processo for reversível, a entropia nem aumenta nem diminui.

Como o enunciado explicita que o processo foi irreversível [tex3]\( \text B \to \text A\)[/tex3] e não mencionou que o sistema é aberto, fica implícito que o processo aconteceu em um sistema isolado. Por isso, podemos afirmar que a entropia aumento.

Como é mais comum a utilização de sistemas isolados nos exercícios, é preciso (ou esperado) que o enunciado mencione quando sistema não é isolado.

Última edição: Planck (Seg 20 Abr, 2020 00:56). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Abr 2020 20 01:07

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá AugustoITA,

Eu só gostaria de talvez complementar o raciocínio proposto por Planck da seguinte maneira:

Imagine um processo A ----> B com um dS positivo e MAIOR que zero.

Agora imagine o processo inverso B ----> A, com um valor de entropia -dS. Esse processo não ocorre pois a entropia do universo é menor que zero. Logo, o processo só pode ocorre em um único sentido, ou seja, ele é irreversível!

Mas eu quero que ocorra no sentido inverso também, então como faço?

Bom, se dS for igual a zero para A ----->B. Então no inverso B------> A -dS também será igual a zero. Como a variação de entropia não é negativa, os dois processos podem ocorrer e nesse caso, são ditos reversíveis.


Espero que eu tenha complementado adequadamente a resposta, todos os créditos ao Planck btw :D



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 20 01:08

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por Planck »

Ósmio escreveu:
Seg 20 Abr, 2020 01:07
Olá AugustoITA,

Eu só gostaria de talvez complementar o raciocínio proposto por Planck da seguinte maneira:

Imagine um processo A ----> B com um dS positivo e MAIOR que zero.

Agora imagine o processo inverso B ----> A, com um valor de entropia -dS. Esse processo não ocorre pois a entropia do universo é menor que zero. Logo, o processo só pode ocorre em um único sentido, ou seja, ele é irreversível!

Mas eu quero que ocorra no sentido inverso também, então como faço?

Bom, se dS for igual a zero para A ----->B. Então no inverso B------> A -dS também será igual a zero. Como a variação de entropia não é negativa, os dois processos podem ocorrer e nesse caso, são ditos reversíveis.


Espero que eu tenha complementado adequadamente a resposta, todos os créditos ao Planck btw :D
Excelente explicação! :D



Avatar do usuário
Autor do Tópico
AugustoITA
2 - Nerd
Mensagens: 230
Registrado em: Seg 16 Abr, 2018 20:17
Última visita: 06-11-22
Localização: Vitória de Santo Antão - Pernambuco
Abr 2020 21 18:26

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por AugustoITA »

Ósmio escreveu:
Seg 20 Abr, 2020 01:07
Olá AugustoITA,

Eu só gostaria de talvez complementar o raciocínio proposto por Planck da seguinte maneira:

Imagine um processo A ----> B com um dS positivo e MAIOR que zero.

Agora imagine o processo inverso B ----> A, com um valor de entropia -dS. Esse processo não ocorre pois a entropia do universo é menor que zero. Logo, o processo só pode ocorre em um único sentido, ou seja, ele é irreversível!

Mas eu quero que ocorra no sentido inverso também, então como faço?

Bom, se dS for igual a zero para A ----->B. Então no inverso B------> A -dS também será igual a zero. Como a variação de entropia não é negativa, os dois processos podem ocorrer e nesse caso, são ditos reversíveis.


Espero que eu tenha complementado adequadamente a resposta, todos os créditos ao Planck btw :D
Obrigado Ósmio e Plank, agora no site não tem mais a função agradecer não?
O que quero dizer é uma caixinha com função de agradecer
Última edição: AugustoITA (Ter 21 Abr, 2020 18:27). Total de 1 vez.


"-Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
-E isso importa?
-Mais do que a própria guerra"
Ernest Hemingway

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Abr 2020 21 22:57

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Ótima explicação Planck e Ósmio
AugustoITA escreveu:
Ter 21 Abr, 2020 18:26
Obrigado Ósmio e Plank, agora no site não tem mais a função agradecer não?
O que quero dizer é uma caixinha com função de agradecer
Também senti falta da função agradecer, ela não vai voltar Prof.caju?



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2137
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 21-04-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Abr 2020 22 11:00

Re: Termodinâmica e entropia

Mensagem não lida por caju »

Pois é, gente. É um problema isso.

Não sei se vocês notaram, mas o servidor do fórum está passando por picos de processamento que estão deixando-o muito lento!!! Daí um dos pontos que eu descobri que traziam uma boa parcela desse processamento era a parte dos agradecimentos... parece que a cada mensagem visualizada, havia uma requisição SQL gigantesca para verificar quem havia agradecido aquele tópico, gerando muito processamento no servidor. Assim, eu desativei o sistema de likes até conseguir resolver esse ponto. Porém, parece que a quarentena me trouxe mais trabalho do que qualquer coisa, hehehe.
Mas estou trabalhando nisso!!! Uma hora irá voltar...

Grande abraço,
Prof. Caju



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”