Física IIÓptica Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Nh3noenem
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 14:28
Última visita: 09-10-19
Jun 2019 12 18:45

Óptica

Mensagem não lida por Nh3noenem »

Questão 15 - A imagem de um objeto que está a 40 cm de um espelho esférico côncavo tem a mesma altura do objeto. Colocando o objeto a uma distância muito grande (infinita) do espelho, a sua imagem estará a:

a) 20 cm do espelho.
b) 30 cm do espelho.
c) 40 cm do espelho.
d) 50 cm do espelho.
e) 60 cm do espelho

Alguém poderia justificar porque a letra A está correta? desde já agradeço ^^

Última edição: caju (Qua 12 Jun, 2019 19:20). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 12 21:20

Re: Óptica

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Na primeira situação, o objeto está posicionado na região do centro de curvatura do espelho, pois sua imagem possui o mesmo tamanho do objeto. A distância do espelho ao objeto é o raio de curvatura [tex3] \text{R}[/tex3] do espelho. Assim, basta dividirmos por [tex3]2[/tex3] para descobrirmos a distância focal [tex3]\text{f}[/tex3][tex3]\, :[/tex3]

[tex3]\text{f} = \frac{ \text{R} }{ 2 } \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, \boxed{⠀f = 20 cm⠀}[/tex3]

Para a segunda situação, devemos saber que todo raio de luz que incide no espelho, paralelamente ao eixo principal, emerge do espelho, passando, efetivamente, ou através do prologamento, por um foco principal, isto é, todo objeto que vem do infinito conjuga a imagem no foco. Portanto, a imagem do objeto estará a [tex3]\text{f} = 20 \, \text{cm}[/tex3] do espelho.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”