Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IIHidrostática - Densidade da Terra x Densidade do Buraco Negro Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: 11 Jul 2016, 11:04
Última visita: 14-04-24
Agradeceu: 312 vezes
Agradeceram: 37 vezes
Jun 2019 08 16:23

Hidrostática - Densidade da Terra x Densidade do Buraco Negro

Mensagem não lida por ismaelmat »

10.4-(Fuvest-SP) Os chamados "Buracos Negros" de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter a densidade desses Buracos. Se a Terra, com massa da Ordem de 10^27g, fosse absorvida por um "Buraco Negro" de densidade 10^24g/cm^3, ocuparia um volume comparável ao:

a) de um nêutron

b) de uma gota d'água

c) de uma bola de futebol

d) da Lua

e) do Sol

Gabarito :
Resposta

C

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Jun 2019 08 16:32

Re: Hidrostática - Densidade da Terra x Densidade do Buraco Negro

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Se a terra passa a ter a densidade do buraco negro, então a densidade da terra é [tex3]\text{d} = 10^{24}/\text{cm}^3.[/tex3] Logo, o volume da terra passará a ser:

[tex3]\text{d} = \frac{ \text{m} }{ \text{v} } \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, 10^{24} = \frac{10^{27}}{\text{v}} \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, \boxed{\text{v} = 10^3 \, \text{cm}^3}[/tex3]

O item mais adequado é o [tex3]\text{c)}.[/tex3] Todos os outros itens se afastam bastante do volume encontrado.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: 11 Jul 2016, 11:04
Última visita: 14-04-24
Agradeceu: 312 vezes
Agradeceram: 37 vezes
Jun 2019 08 16:59

Re: Hidrostática - Densidade da Terra x Densidade do Buraco Negro

Mensagem não lida por ismaelmat »

Pra quem estiver vindo ver a questão depois! Dica 1, imagine quais dos objetos seria possível encher com 1 litro(preenchê-lo totalmente) que é o volume da terra nessa questão. Dica 2, tire o tamanho da aresta de um cubo com esse volume, que no caso seria 10 cm o objeto que mais se aproxima dessa realidade é a bola de futebol.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física II”