Física II(UFMG) Espelhos Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2018 23 20:17

(UFMG) Espelhos

Mensagem não lida por Liliana »

Em cada uma das situações a seguir, estão representados quatro raios de luz que são refletidos por espelhos ocultos por placas retangulares.
espelhos.JPG
espelhos.JPG (17.44 KiB) Exibido 4343 vezes
Observando a trajetória dos raios incidentes e refletidos, conclui-se que, em I, II e III, estão colocados, respectivamente, os espelhos
A) côncavo, planos e convexo.
B) planos, côncavo e convexo.
C) convexo, côncavo e planos.
D) convexo, planos e côncavo.
E) côncavo, convexo e planos.
Resposta

D)
Alguém me explica como resolver esse exercício, por gentileza?




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 24 08:44

Re: (UFMG) Espelhos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Liliana,
Nos espelhos planos temos raios paralelos e ângulo incidente igual ao de reflexão, mas nesse caso há dois espelhos planos inclinados. O espelho Plano nem diverge os raios e nem converge especificamente, então os raios também devem sair paralelos, já que incidiram com a mesma angulação na superfície. Logo, o Plano será o II. O côncavo, converge os raios no foco. No III, vemos que os raios que incidem na parte de cima, refletem para baixo e vice versa. Isso ocorre pois os que estão em cima precisam descer para atingir aquele eixo que contém o foco e os que estão na parte de baixo do espelho precisam subir. Assim o raio 2 por exemplo, reflete e vai para baixo, pois o raio incide acima do eixo que contém o foco.
No I vemos que o 2 incide em cima do eixo que contém o foco, é refletido e vai para o lado oposto ao do eixo. Isso significa que ele divergiu, pois o raio não vai até o foco. Apenas seus prologamentos vão.

Lembrando que o eixo que eu falo fica no centro do espelho, lembra-se daquela linha que possui foco, centro de curvatura e vértice?

Assim, a ordem fica: convexo, plano e côncavo, respectivamente.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2018 24 20:36

Re: (UFMG) Espelhos

Mensagem não lida por Liliana »

Brunoranery escreveu:
Ter 24 Abr, 2018 08:44
O côncavo, converge os raios no foco.
A relação que eu tenho anotada na minha apostila é a de que espelhos côncavos são semelhantes a lentes divergentes, pois ambos tem a borda grossa, e espelhos convexos, a lentes convergentes, devido a borda fina.
Sei que observado a característica dos espelhos côncavos, os raios convergem para o foco, mas já usei essa relação que eu disse em outros exercícios, e dava certo...
E também, todas as anotações que eu faço na minha apostila ou são de outras apostilas, ou são em enunciados de exercícios, resoluções...
Agora eu estou confusa... :?



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 24 22:23

Re: (UFMG) Espelhos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Espelhos côncavos são semelhantes a lentes convergentes. Espelhos côncavos convergem os raios. Além disso, a imagem deles costuma ser real, exceto entre o foco e o vértice, que a imagem é maior e virtual. Assim como ocorre na lente convergente.

Espelhos convexos são semelhantes a lentes divergentes. Os raios neles são divergidos. Além disso, a imagem deles é virtual em todos os casos, assim como na lente divergente.

Não faço a mínima ideia de qual apostila é essa e de como ela afirmou isso, mas sei que se você ler qualquer tópico na internet ou livro didático sobre isso, verás a real semelhança.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2018 25 10:11

Re: (UFMG) Espelhos

Mensagem não lida por Liliana »

Brunoranery escreveu:
Ter 24 Abr, 2018 22:23

Não faço a mínima ideia de qual apostila é essa e de como ela afirmou isso, mas sei que se você ler qualquer tópico na internet ou livro didático sobre isso, verás a real semelhança.
São anotações que EU MESMO faço, ou por ter lido em outra apostila, ou por ter lido em algum lugar que afirmasse aquilo que eu anotei... mas também tem a chance de eu ter anotado errado, ou a resolução ter sido errada e, consequentemente, me levou ao erro... Mas faz mais sentido mesmo o que você falou.

Muito obrigada pela ajuda!!
Acabou ajudando não só no exercício em si :mrgreen:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (ITA-1964) Lentes Esféricas e Espelhos Esféricos
    por Jpbbotelho » » em IME/ITA
    1 Respostas
    1057 Exibições
    Última msg por felix
  • Nova mensagem AFA - 2009) Espelhos planos
    por careca » » em IME/ITA
    4 Respostas
    2024 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem Espelhos esféricos
    por bluemedice » » em Física I
    1 Respostas
    437 Exibições
    Última msg por alseas
  • Nova mensagem Espelhos Planos - Rotação
    por annakarenina » » em Física II
    0 Respostas
    560 Exibições
    Última msg por annakarenina
  • Nova mensagem Associação de espelhos
    por Gagázeiro » » em Física II
    2 Respostas
    681 Exibições
    Última msg por Gagázeiro

Voltar para “Física II”